Mapa Mundi: Acordo Mercosul-União Europeia é adiado; saiba os impactos
Programa analisa os próximos passos da negociação após aprovação das salvaguardas pelo Parlamento Europeu e resistência de países do bloco

SBT News
O programa Mapa Mundi repercute, nesta sexta-feira (19), o imbróglio em torno do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, adiado para janeiro pelo bloco europeu.
Se no início da semana a expectativa era de que o acordo finalmente sairia do papel após 25 anos de negociações, agora o cenário é de incerteza. O avanço está por um triz diante da oposição liderada pela França, que já conta com o apoio da Itália, Hungria e Polônia.
O apresentador Sérgio Utsch, que está em Bruxelas acompanhando as conversas entre os líderes europeus, recebe Flavia Loss, professora de Relações Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia, para explicar os impactos do adiamento e quais são os próximos passos da negociação.
A edição vai ao ar a partir das 11h da manhã, no YouTube, e também conta com a participação do repórter do SBT, Murilo Fagundes, que traz a perspectiva de Brasília sobre o acordo. O presidente Lula já sinalizou que, caso não haja assinatura no dia 20 de dezembro, durante encontro em Foz do Iguaçu, o Brasil não irá mais ratificar o acordo — pelo menos enquanto ele for presidente.









