Mundo

"Maduro descobriu que Trump fala sério", diz vice-presidente dos EUA

JD Vance afirmou que republicano 'foi muito claro' sobre posicionamento contra o tráfico de drogas

Imagem da noticia "Maduro descobriu que Trump fala sério", diz vice-presidente dos EUA
Vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance | Flickr

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, comemorou a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, realizada neste sábado (3). Em comunicado, ele parabenizou as forças norte-americanas que participaram da operação, dizendo que o chavista descobriu que o presidente Donald Trump “fala sério”.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“O presidente [Trump] ofereceu várias saídas, mas foi muito claro durante todo esse processo: o tráfico de drogas deve parar e o petróleo roubado deve ser devolvido aos Estados Unidos. Maduro é a pessoa mais recente a descobrir que o presidente Trump fala sério. Parabéns aos nossos corajosos operadores especiais que realizaram uma operação realmente impressionante”, escreveu.

Mais cedo, Trump lançou um ataque em grande escala na Venezuela. As explosões foram registradas durante a madrugada nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, além da capital, Caracas. Segundo o governo venezuelano, os bombardeios atingiram alvos civis e militares.

Pouco tempo depois, o presidente anunciou a captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, informando que ambos deixaram o país. A procuradora-geral Pamela Bondi, disse que o venezuelano foi indiciado por crimes envolvendo narcotráfico e posse de dispositivos explosivos, os quais serão julgados em solo norte-americano.

Em coletiva, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que não sabe o atual paradeiro do casal e que exigirá "prova imediata de vida" para ambos. Assim como outras autoridades do governo, a política criticou a ação norte-americana, dizendo que Washington tenta mudar o regime do país à força.

A escalada ocorreu após quatro meses de tensão militar entre os países. Em setembro do ano passado, os Estados Unidos iniciaram uma operação naval contra o narcotráfico no Caribe e no Pacífico, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. O país acusa cartéis latino-americanos de transportarem drogas para o território norte-americano pelo mar.

No caso de Maduro, o ditador é acusado de liderar o Cartel de los Soles — classificado como organização terrorista estrangeira por Washington. O governo de Trump afirma que o chavista oferece suporte logístico ao grupo, envolvido no tráfico internacional de drogas. Maduro nega as acusações e rejeita tanto a existência quanto qualquer vínculo com o Cartel de Los Soles.

Últimas Notícias