Mundo

Macron diz esperar que UE aprove cláusulas de acordo com Mercosul durante adiamento

França tem pressionado por garantias para proteger agricultores do país e quer que importações sul-americanas atendam às mesmas exigências que europeias

Imagem da noticia Macron diz esperar que UE aprove cláusulas de acordo com Mercosul durante adiamento
Presidente da França, Emmanuel Macron | 18/12/2025/Reuters/Yves Herman
,

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira (19) que é muito cedo para dizer se o adiamento de um mês para decidir sobre um acordo comercial da UE com o bloco Mercosul será suficiente para atender às condições estabelecidas pelo país, mas que ele espera que sim.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Macron, que tem pressionado por garantias mais fortes para proteger os agricultores, afirmou esperar que a UE e as nações do Mercosul aprovem em janeiro medidas para garantir que as importações sul-americanas atendam às mesmas exigências que as europeias.

Isso tornaria o pacto um "novo" acordo Mercosul-UE, segundo ele.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse também nesta sexta que há número suficiente de Estados membros da UE favoráveis ao acordo para aprová-lo no início do ano que vem.

Ela afirmou nessa quinta a líderes da União Europeia, em Bruxelas, que assinatura foi empurrada para janeiro de 2026:

"Entramos em contato com nossos parceiros do Mercosul e concordamos em adiar um pouco a assinatura", disse von der Leyen, acrescentando que estava "confiante" de que haveria uma maioria suficiente para fechar o acordo.

(Reportagem de Michel Rose)

Últimas Notícias