Mundo

Nova York registra 13 mortes relacionadas à onda de frio recorde

Cidade enfrenta 11 dias seguidos abaixo de zero; maioria das mortes teve relação com hipotermia, diz prefeito

Imagem da noticia Nova York registra 13 mortes relacionadas à onda de frio recorde
Zohan Mamdani: Nova York vive o que pode se tornar a onda de frio mais longa de sua história | Reuters / Reprodução

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, afirmou nesta segunda-feira (2) que 13 pessoas morreram ao ar livre durante um período prolongado de frio intenso na cidade.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo ele, Nova York vive o que pode se tornar a onda de frio mais longa de sua história, com temperaturas abaixo de zero por 11 dias consecutivos.

De acordo com as informações preliminares divulgadas pela prefeitura, as 13 mortes tiveram contribuição da hipotermia. Além delas, outras três foram registradas também ao ar livre, porém estão relacionadas à overdose de drogas. As conclusões finais ainda dependem de exames do Instituto Médico Legal da cidade.

Mamdani explicou que a neve acumulada endureceu e se transformou em gelo, aumentando os riscos principalmente para pessoas expostas às intempéries. Apesar disso, o prefeito afirmou que nenhuma das vítimas morreu em acampamentos de moradores de rua.

Nova York segue em Código Azul

A cidade permanece sob o Código Azul, um protocolo de emergência que amplia as operações de abrigo e assistência social durante períodos de frio extremo.

Segundo Mamdani, a prefeitura aumentou a capacidade dos abrigos, flexibilizou regras de entrada e intensificou o trabalho de abordagem nos cinco distritos de Nova York. Desde o início da onda de frio, mais de 930 pessoas foram acolhidas em abrigos e locais seguros.

Além disso, 18 pessoas foram removidas involuntariamente após serem consideradas um risco para si mesmas ou para outros.

Segundo o prefeito, as condições de congelamento devem persistir nos próximos dias, mantendo o alerta máximo na cidade.

Últimas Notícias