Fies 2026: inscrições para o 1º semestre começam nesta terça-feira (3); veja como fazer
Programa do MEC oferece 67,3 mil vagas no 1º semestre; inscrições vão de 3 a 6 de fevereiro

Antonio Souza
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 começam nesta terça-feira (3). O cadastro deve ser realizado pelo Portal Único de Acesso até sexta-feira (6). O resultado sairá no dia 19 de fevereiro.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta edição ofertará 67.301 vagas em 1.421 universidades privadas do país. O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar as escolhas até o fim do prazo de inscrição.
Ao longo de 2026, o total de vagas do Fies será de 112.168. As vagas restantes e as não ocupadas nesta edição serão ofertadas no segundo semestre.
Quem pode participar do Fies 2026?
Podem se inscrever candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com:
- Média mínima de 450 pontos nas provas
- Nota diferente de zero na redação
- Renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos
A seleção será feita com base na nota do Enem, em ordem decrescente, respeitando o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
Fies Social
O Fies reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único. Nesses casos, é possível solicitar financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Candidatos do Fies Social ficam dispensados da comprovação de renda, mas precisam comparecer à comissão da instituição para validação das informações.
Vagas para PCD's
Os candidatos que concorrem a vagas destinadas a pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico, com indicação do tipo e grau da deficiência, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID).
O Fies financia cursos de graduação em instituições privadas que aderem ao programa e têm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Cronograma do Fies 2026
- Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 19 de fevereiro
- Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
- Lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril









