Publicidade
Mundo

Lula vai se reunir com chanceler russo no Palácio da Alvorada

Compromisso foi incluído oficialmente na agenda do presidente nesta quinta-feira

Imagem da noticia Lula vai se reunir com chanceler russo no Palácio da Alvorada
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, nesta quinta-feira (22), no Palácio da Alvorada. O encontro está marcado para às 18h, depois da posse de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF).  

O governo não confirmou quais temas serão tratados na reunião, mas o encontro ocorre próximo a marca de dois anos do início da guerra entre Rússia e Ucrânia e alguns dias após a morte de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin, que estava preso no país.

+ Blinken deixou clara discordância dos EUA sobre comentário de Lula sobre Gaza

Ambos assuntos devem ser debatidos na reunião, além dos conflitos no Oriente Médio entre Israel e o Hamas. Lula também deve falar sobre a governança e equilíbrio de forças dos países que compõem o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU)

Além disso, nesta quarta-feira (21), Lula se reuniu com o secretário, Antony Blinken, chefe da diplomacia dos EUA, no Palácio do Planalto. Antigos rivais, EUA e Rússia vêm entrando em atritos sob o contexto da guerra da Ucrânia e a morte de Navalny. O presidente americano, Joe Biden, responsabiliza Putin e o governo russo pela morte do opositor.

+ Biden xinga Putin em meio a crescentes tensões EUA-Rússia: "FDP louco"

Desde que tomou posse, Lula tem defendido a formação de uma espécie de “clube da paz”, com a presença de Estados Unidos, China, Índia, Turquia e União Europeia para articular as ações de paz nos conflitos do Leste Europeu.

Lavrov está no Brasil pois participa do encontro de chanceleres do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. Esta será a segunda visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia ao Brasil desde que Lula assumiu a presidência.

Brasil e Rússia possuem uma forte relação comercial e estratégica em diversos aspectos, como na composição dos Brics. Atualmente, o Brasil ainda é o maior parceiro comercial dos russos na América Latina.

Putin

Apesar da boa relação comercial, o presidente russo, Vladimir Putin, não pode vir ao Brasil e em nenhum dos 123 países signatários do Tribunal Penal Internacional (TPI), conhecido também como Tribunal de Haia.

A corte condenou Putin à prisão por crime de guerra de deportação ilegal de crianças e transferências de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia. Nestes países, o chefe de Estado russo vem sendo representado por Lavrov. Caso Putin vá para um dos 123 países do TPI, ele poderá ser preso.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade