Blinken deixou clara discordância dos EUA sobre comentário de Lula sobre Gaza
Secretário de Estado norte-americano também falou sobre conflito na Ucrânia e reunião do G20 em encontro no Planalto, nesta quarta-feira (21)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, tiveram uma reunião nesta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto. Um dos temas discutidos no encontro foi o comentário de Lula a respeito dos ataques de Israel, aliado dos Estados Unidos, ao território palestino de Gaza.
Segundo Matthew Miller, porta-voz de Blinken, o secretário deixou clara a discordância do brasileiro, que comparou a ação israelense ao extermínio promovido por Adolf Hitler durante o Holocausto e afirmou haver um genocídio contra a população civil de Gaza.
"O secretário teve a oportunidade de discutir os comentários com o presidente Lula no seu encontro hoje, no contexto geral de uma discussão sobre o conflito em Gaza, e deixou claro, como disse ontem, que são comentários de que nós discordamos", afirmou em resposta à correspondente do SBT em Washington.
+Poder Expresso: Mauro Vieira diz que Israel vive página triste da diplomacia
A crise diplomática entre Brasil e Israel teve novos desdobramentos nesta quarta, com novas críticas do chanceler de Benjamin Netanyahu ao governo brasileiro. E respostas do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, à diplomacia israelense e às Organizações das Nações Unidas (ONU).
No encontro bilateral, Blinken e Lula também falaram sobre a reunião do G20, que acontece no Rio de Janeiro, e sobre o conflito na Ucrânia. Segundo o porta-voz, também estiveram na pauta o apoio do Brasil à democracia na América do Sul, o papel do país para reduzir a tensão entre Venezuela e Guiana, o combate à pobreza e a luta contra a mudança climática.
Blinken deve dar uma coletiva à imprensa nesta quinta-feira (22), antes de deixar o G20.