Lula se emociona ao falar sobre fome e diz que problema com os EUA é mais fácil de resolver
Presidente reforçou a importância de políticas públicas no combate à fome e relembrou dificuldades da infância
S
SBT News
06/08/2025, 01:37 • Atualizado em 06/08/2025, 01:37
compartilhar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar muito animado com os recentes dados que mostram que o Brasil, mais uma vez, saiu do Mapa da Fome durante seu governo. Segundo ele, o único impasse atual seria o problema diplomático com os Estados Unidos.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O presidente minimizou o conflito e afirmou que resolver a questão com os americanos seria mais fácil do que acabar com a fome no Brasil.
"Esse problema dos EUA contra nós, a gente resolve. É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria desse país", afirmou no encerramento da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Lula defendeu que a luta contra a fome exige mais do que medidas emergenciais. "Não dá para ter política 'quebra-galho' para resolver o problema da fome. A gente está provando que não se resolve isso se não tiver política pública de Estado", disse.
Em um discurso emocionado, Lula chorou ao lembrar dos tempos em que passou fome na infância. Ele defendeu que garantir comida no prato das pessoas deveria ser uma obrigação constitucional, e não uma escolha política.
"É muito fácil fazer discursos, mas cuidar do pobre de verdade, você não cuida com a consciência da cabeça, é com o coração. Você tem que ter sentido aquilo, ou ter vivido, ou conhecer alguém que tenha vivido aquilo. A fome não dói, ela vai corroendo você por dentro. E o mais grave é que as pessoas têm vergonha de dizer que estão com fome", declarou.
O presidente ainda compartilhou lembranças de quando escondia a fome dos colegas de trabalho:
"Os companheiros ficavam perguntando se eu não ia comer, e dizia que não estava com fome. E cada vez que eles colocavam um sanduíche de mortadela na boca, eu imaginava que era eu que estava mordendo aquele sanduíche. E ficava lá com vergonha de dizer que estava com fome e voltava para trabalhar. E isso aconteceu várias vezes", lamentou Lula.
Lula se emociona ao falar sobre fome e diz que problema com os EUA é mais fácil de resolverPresidente reforçou a importância de políticas públicas no combate à fome e relembrou dificuldades da infânciaPolítica2025-08-06T01:37:22.292ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar muito animado com os recentes dados que mostram que o . Segundo ele, o único impasse atual seria o problema diplomático com os Estados Unidos. O presidente minimizou o conflito e afirmou que resolver a questão com os americanos seria mais fácil do que acabar com a fome no Brasil. "Esse problema dos EUA contra nós, a gente resolve. É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria desse país", afirmou no encerramento da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Lula defendeu que a luta contra a fome exige mais do que medidas emergenciais. "Não dá para ter política 'quebra-galho' para resolver o problema da fome. A gente está provando que não se resolve isso se não tiver política pública de Estado", disse. Em um discurso emocionado, Lula chorou ao lembrar dos tempos em que passou fome na infância. Ele defendeu que garantir comida no prato das pessoas deveria ser uma obrigação constitucional, e não uma escolha política. "É muito fácil fazer discursos, mas cuidar do pobre de verdade, você não cuida com a consciência da cabeça, é com o coração. Você tem que ter sentido aquilo, ou ter vivido, ou conhecer alguém que tenha vivido aquilo. A fome não dói, ela vai corroendo você por dentro. E o mais grave é que as pessoas têm vergonha de dizer que estão com fome", declarou. O presidente ainda compartilhou lembranças de quando escondia a fome dos colegas de trabalho: "Os companheiros ficavam perguntando se eu não ia comer, e dizia que não estava com fome. E cada vez que eles colocavam um sanduíche de mortadela na boca, eu imaginava que era eu que estava mordendo aquele sanduíche. E ficava lá com vergonha de dizer que estava com fome e voltava para trabalhar. E isso aconteceu várias vezes", lamentou Lula.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/lula-se-emociona-ao-falar-sobre-fome-e-diz-que-problema-com-os-eua-e-mais-facil-de-resolver
Resgates dependem de máquinas emprestadas, diz venezuelano
Sem equipamentos, governo recorreu ao empréstimo de gruas, enquanto familiares tentam salvar vítimas com poucos recursos e denunciam demora das autoridades