Publicidade
Política

Lula se emociona ao falar sobre fome e diz que problema com os EUA é mais fácil de resolver

Presidente reforçou a importância de políticas públicas no combate à fome e relembrou dificuldades da infância

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar muito animado com os recentes dados que mostram que o Brasil, mais uma vez, saiu do Mapa da Fome durante seu governo. Segundo ele, o único impasse atual seria o problema diplomático com os Estados Unidos.

O presidente minimizou o conflito e afirmou que resolver a questão com os americanos seria mais fácil do que acabar com a fome no Brasil.

"Esse problema dos EUA contra nós, a gente resolve. É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria desse país", afirmou no encerramento da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Lula defendeu que a luta contra a fome exige mais do que medidas emergenciais. "Não dá para ter política 'quebra-galho' para resolver o problema da fome. A gente está provando que não se resolve isso se não tiver política pública de Estado", disse.

+ Lula diz que vai telefonar para Trump e fazer convite para a COP30: "Não vou ligar para comercializar"

+ O que Jair Bolsonaro pode e não pode fazer durante prisão domiciliar?

Em um discurso emocionado, Lula chorou ao lembrar dos tempos em que passou fome na infância. Ele defendeu que garantir comida no prato das pessoas deveria ser uma obrigação constitucional, e não uma escolha política.

"É muito fácil fazer discursos, mas cuidar do pobre de verdade, você não cuida com a consciência da cabeça, é com o coração. Você tem que ter sentido aquilo, ou ter vivido, ou conhecer alguém que tenha vivido aquilo. A fome não dói, ela vai corroendo você por dentro. E o mais grave é que as pessoas têm vergonha de dizer que estão com fome", declarou.

O presidente ainda compartilhou lembranças de quando escondia a fome dos colegas de trabalho:

"Os companheiros ficavam perguntando se eu não ia comer, e dizia que não estava com fome. E cada vez que eles colocavam um sanduíche de mortadela na boca, eu imaginava que era eu que estava mordendo aquele sanduíche. E ficava lá com vergonha de dizer que estava com fome e voltava para trabalhar. E isso aconteceu várias vezes", lamentou Lula.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Fome
Política
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade