Lula cumprimenta Donald Trump e deseja "mandato exitoso"
Em manifestação nas redes sociais, Lula citou trajetória de cooperação entre os dois países
SBT News
Na tarde desta segunda, 20.01, o presidente Lula cumprimentou o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela posse do cargo. O petista desejou um "mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico".
Na publicação, Lula ainda afirmou que os países "nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura" e podem seguir avançando nestas e em outras parcerias. Segundo o presidente brasileiro, a trajetória de cooperação é fundamentada em um respeito mútuo e amizade histórica.
+ "Não queremos briga e nem encrenca", diz Lula sobre posse de Donald Trump
Mais cedo, em reunião ministerial realizada na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília, Lula já havia defendido a diplomacia na relação com o novo presidente. "Tem gente que fala de que a eleição do Trump pode causar poblema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os EUA e eu como presidente do Brasil torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo brasileiro, americano melhore e que os americanos continuem a ser um parceiro histórico do Brasil. Porque da nossa parte a gente não quer briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia."
+ Posse de Trump: Frio extremo obriga mudança de cerimônia para local fechado
Em junho do ano passado, durante a campanha eleitoral estadunidense, Lula manifestou apoio à candidatura de Joe Biden que buscava a reeleição. Na ocasião, afirmou que Trump é imprevisível e "fala muito".
Repercussão
Outros políticos brasileiros se manifestaram pela rede social sobre a posse de Trump. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou a data compartilhando um vídeo do presidente eleito e uma gravação sua colocando um boné com o slogan "Make America Great Once Again", bordão utilizado pela campanha de Trump que significa, em tradução livre "torne a América grande novamente".
O senador e presidente do Partido Progressistas, Ciro Nogueira, disse que a posse de Trump é um "farol".