Publicidade
Mundo

Líder de Taiwan lamenta terremoto na China e oferece assistência em resgates

Oferta acontece mesmo em meio à tensão entre países; tremor deixou mais de 100 mortos

Imagem da noticia Líder de Taiwan lamenta terremoto na China e oferece assistência em resgates
Publicidade

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, lamentou o terremoto que atingiu a China na noite de 2ª feira (18.dez), deixando ao menos 118 mortos e quase 400 feridos. Em publicação nas redes sociais, a líder expressou solidariedade às vítimas do abalo sísmico e disse que o país está pronto para oferecer assistência nas operações de resgate.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

“As minhas sinceras condolências a todos aqueles que perderam entes queridos no recente terremoto no noroeste da China. Oramos para que todos os afetados recebam a ajuda de que precisam e esperamos uma rápida recuperação. Taiwan está pronta para oferecer assistência no esforço de resposta a desastres”, escreveu Tsai Ing-wen.

A declaração da líder acontece mesmo em meio à tensão entre China e Taiwan. Isso porque Pequim continua reivindicando a ilha - separada desde 1949 - como parte do território chinês. As inúmeras incursões próximas de Taipé deixaram a ilha em alerta, fazendo com que o governo ampliasse, por exemplo, reforçasse o treinamento dos militares.

+ Vulcão entra em erupção na Islândia após milhares de terremotos

O atual cenário também vem provocando atritos entre China e Estados Unidos, que continuam defendendo a soberania de Taiwan e prometendo auxílio em caso de invasão. Pequim, por sua vez, considera a questão de Taipé um "assunto puramente interno da China" e já alertou que o Ocidente deve respeitar e não se envolver para evitar possíveis conflitos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
China
Taiwan
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade