Líder da direita tradicional pretende se aliar a Le Pen contra Macron na França
Presidente dos Republicanos disse que bloco de direita é um "desejo dos eleitores". Macron vem de derrota para esse grupo nas eleições para o Parlamento Europeu
O presidente do partido Le Republicans ("Os Republicanos", em tradução livre) da França, Éric Ciotti, disse nesta terça-feira (11) que deseja formar uma aliança com o Rassemblement National ("União Nacional", em tradução livre) para as eleições parlamentares do país. As informações são da agência Associated Press.
"Um bloco de direita nacional é o que a maioria absoluta dos eleitores desejam", disse Ciotti, em entrevista à televisão pública francesa.
O Republicanos é um expoente da direita tradicional francesa, enquanto a União Nacional tem no comando a deputada Marine Le Pen, liderança da extrema direita e uma das principais opositoras ao governo de Emmanuel Macron.
Obstáculo para o governo
Caso se consolide, a aliança é um obstáculo em potencial aos planos de Macron nas eleições parlamentares, marcadas para os dias 30 de junho e 7 de julho.
No domingo (9), o presidente dissolveu o parlamento e antecipou esse pleito para as datas acima, justamente em reação a uma derrota que sua coalizão sofreu para a extrema-direita, nas eleições para o Parlamento Europeu.
- Entenda: Apesar de avanço da extrema-direita, partidos do centro mantêm controle do Parlamento Europeu
Na ocasião, Victoriana Gonzaga, advogada especializada em direito internacional ouvida pelo SBT News, avaliou que a decisão de Macron tinha como objetivo mobilizar seu campo político no pleito interno e frear o avanço da oposição, mas também poderia ver reproduzido um fortalecimento desse movimento a nível nacional.