Kamala Harris fala pela primeira vez após apoio de Biden: "legado incomparável"
Vice-presidente enalteceu a administração e não comentou sobre a desistência de Biden da corrida eleitoral
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez seu primeiro discurso após se tornar a favorita para substituir o presidente Joe Biden na candidatura democrata à Casa Branca.
Falando para atletas da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) durante um evento em Washington, Harris não mencionou o apoio que recebeu de Biden após o presidente desistir da corrida eleitoral no domingo (21), mas direcionou um tempo do seu discurso para elogiar os feitos da administração.
"O legado de realizações de Joe Biden nos últimos três anos é incomparável na história moderna. Em um único mandato, ele já superou o legado da maioria dos presidentes que serviram dois mandatos no cargo", afirmou.
"Eu conheci o presidente Biden através de seu filho Beau. Nós trabalhamos juntos como procuradores-gerais em nosso estado, e naquela época, Beau frequentemente me contava histórias sobre seu pai. Ele falava sobre o tipo de pai e o tipo de homem que Joe Biden é. As qualidades que Beau reverenciava em seu pai são as mesmas qualidades que vejo todos os dias em nosso presidente", continuou.
"Eu sou uma testemunha direta de que, todos os dias, nosso presidente Joe Biden luta pelo povo americano, e somos profundamente, profundamente, gratos por seu serviço", completou.
Mais cedo, Kamala fez a sua primeira publicação no X, antigo Twitter, como pré-candidata do partido Democrata.
"É o primeiro dia completo de nossa campanha, então estou indo para Wilmington, mais tarde, para dizer “olá” à nossa equipe", escreveu. " Juntos, vamos vencer isso", completou.
Após semanas de pressão, Biden pegou todos de surpresa — até mesmo seus assessores mais próximos — ao anunciar sua retirada da corrida presidencial. O atual presidente não demorou para declarar apoio à Kamala Harris, sua vice.
A candidatura dela, contudo, depende da Convenção Nacional do Partido Democrata, marcada para acontecer de 19 a 22 de agosto, em Chicago. Harris terá a díficil tarefa de convencer os quase 4 mil delegados que Biden tinha conseguido angariar nas primárias do partido, a apoiar o seu nome.
Os principais nomes cotados para disputar a nomeação do partido Democrata já demonstraram apoio a sua candidatura. É o caso do governador da Califórnia, Gavin Newsom.
O governador Andy Beshear, do Kentucky, o governador de Illinois, JB Pritzker, cujo os nomes foram mencionados como possíveis companheiros de chapa de Harris.
A governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, também cotada para o cargo, escreveu "vamos ganhar isso, Kamala" em seu Twitter nesta segunda-feira (22)