Júri considera armeira do filme “Rust” culpada por morte de diretora de fotografia em set
Hannah Gutierrez-Reed foi acusada de negligência durante manuseio de armas nas filmagens; ator Alec Baldwin também será julgado
Camila Stucaluc
A armeira do set de "Rust", Hannah Gutierrez-Reed, foi considerada responsável por homicídio culposo no caso da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, ocorrida em 2021. A condenação foi anunciada nessa quarta-feira (6) por um tribunal do Novo México (EUA), que alegou que Hannah agiu com negligência durante as filmagens.
Halyna Hutchins foi atingida por um tiro disparado por uma arma segurada pelo ator Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust". Hannah enfrentou as acusações porque carregou, por engano, a arma com munição real em vez de cenográfica. A profissional foi detida após a decisão do tribunal e aguarda o veredicto, que pode ser de até 18 meses de prisão.
A defesa de Hannah culpa a produção do filme por não ter chamado a profissional enquanto Baldwin manuseava a arma para uma testagem de ângulos de câmera. Durante as investigações, no entanto, nenhuma gravação do momento do disparo foi encontrada.
+ Polícia recupera projétil que pode ter sido disparado por arma de Alec Baldwin
Baldwin também será julgado pela morte da diretora de fotografia, em julho. Ele é acusado de homicídio culposo — quando não há intenção de matar. O ator afirma que estava manuseando a arma, mas que não puxou o gatilho. Ele nega responsabilidade pelo disparo, defendendo que foi informado pela produção que o revólver estava descarregado.