Israel fecha passagem humanitária em Gaza e escritórios de rede árabe de televisão
Al Jazeera denunciou o ato nas redes sociais; movimento distância acordo de cessar-fogo com o Hamas
Israel fechou o principal ponto de passagem para entrega de ajuda humanitária a Gaza neste domingo (05), depois de um suposto ataque do Hamas. Além disso, também foram fechados escritórios da rede de TV Al Jazeera no país.
O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que o grupo não estava levando a sério um acordo de cessar-fogo e alertou sobre “uma operação poderosa, em um futuro muito próximo, em Rafah e outros locais em toda Gaza.”
Tanto ação quanto reação foram interpretados como um golpe nos esforços de cessar-fogo em curso no Cairo, mediados pelo Egipto e pelo Catar.
Outra ameaça às negociações surgiu quando Israel ordenou o encerramento dos escritórios locais da rede de notícias por satélite Al Jazeera do Catar, acusando-a de transmitir incitamento anti-Israel.
Fechamento de escritórios da Al Jazeera em Israel
De acordo com a Al Jazeera, Israel fechou todos os escritórios da rede de TV em Israel. Além disso, foram cancelados credenciamentos, transmissões e o website da emissora.
"A Al Jazeera condena e denuncia o ato criminoso de violência aos Direitos Humanos e ao direito básico de acesso à informação. A Al Jazeraah afirma o direito de continuar a divulgar notícias e informações para sua audiência global."