Irã confirma morte de quatro soldados e 'danos limitados' após ataques de Israel
Israel realizou três ondas de bombardeios 'precisos e direcionados' a instalações militares iranianas
O Irã confirmou neste sábado (26) que os ataques de Israel contra instalações militares em Teerã deixaram quatro soldados mortos e 'danos limitados' em algumas áreas. Entre os alvos de Tel Aviv estava uma fábrica de mísseis, mas instalações petrolíferas e nucleares foram polpadas.
Os ataques aéreos, segundo Israel, foram concluídos na madruga de sábado, e foram uma retaliação a um ataque iraniano contra Tel Aviv e Jerusalém Ocidental em 1º de Outubro. Na ocasião, Teerã lançou cerca de 200 mísseis contra a região após as mortes de aliados, incluindo o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) afirmaram que os bombardeios foram "precisos e direcionados" contra alvos militares em diversas áreas do Irã. Segundo comunicado, foram realizadas três ondas de ataques ao território iraniano.
O Irã disse que suas defesas aéreas repeliram com sucesso o ataque e que houve "danos limitados". Uma agência de notícias semi-oficial iraniana prometeu uma "reação proporcional" aos ataques israelenses.
Estados Unidos não participaram do ataque
Israel notificou os Estados Unidos antes do ataque, mas Washington não participou da operação, disse um funcionário dos EUA à agência Reuters. Segundo a agência de notícias, os secretários de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o de Israel, Yoav Gallant, conversaram após os ataques, mas não informou detalhes da conversa.