Publicidade
Mundo

"Imortal do futebol": jornais repercutem morte de Zagallo no exterior

Imprensa Argentina classificou ídolo como uma lenda; anúncio da morte rodou publicações esportivas do mundo: veja como jornais noticiaram a perda

Imagem da noticia "Imortal do futebol": jornais repercutem morte de Zagallo no exterior
Reprodução/CBF
• Atualizado em
Publicidade

A morte do único brasileiro campeão mundial como técnico e jogador, Mario Jorge Lobo Zagallo, repercutiu em notícias internacionais ao redor do mundo. Publicações no exterior destacaram a perda de Zagallo desde sexta-feira (5.jan), quando o óbito foi confirmado. Entre as classificações ao esportista está a de "imortal de futebol". A imprensa argentina também o colocou como uma lenda.

+ "Eterno Campeão": morte de Zagallo repercute no esporte e na política

O jornal Clarín, da Argentina, apontou Zagallo como o "dono de um recorde único em mundiais". Aos 92 anos, o ex-jogador e técnico registrou a participação em cinco Copas do Mundo, tendo trazido a taça ao Brasil em quatro delas. O número é o maior da história do futebol.

"Zagallo, único a participar de quatro das cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil - dois títulos como jogador e outros dois como técnico e assistente-técnico", diz trecho da reportagem do periódico, publicada neste sábado (6.jan). A matéria ainda lembra que a morte sucedeu a de Pelé, em dezembro de 2022.

O mesmo comparativo de "lenda" foi utilizado por um dos principais jornais esportivos da Espanha, o Marca. Notícia publicada no dia da morte também coloca que Zagallo partiu com o nome "entre os imortais do futebol".

O espanhol Mundo Desportivo fez publicação semelhante, classificando o falecimento como uma "notícia terrível". A publicação também disse que o futebol brasileiro está em luto.

A imprensa britânica BBC divulgou, no site em português, que a morte de Zagallo representa a perda de um "dos maiores ícones do futebol brasileiro em todos os tempos". E lembrou a trajetória do ex-Seleção: "Na primeira vez em que pisou no Maracanã, ele ainda não calçava chuteiras; usava botinas. Tinha 19 anos e era soldado", diz trecho da publicação.

Nos Estados Unidos, o jornal The Washington Post lembrou Zagallo como uma das pessoas mais carismáticas e supersticiosas do futebol brasileiro: "Ele também era conhecido pelo carinho pela camisa 13 e pelo uso constante da frase 'Vocês vão ter que me engolir'".

O italiano La Gazzetta dello Sport destacou o luto na publicação. "Adeus Mario Zagallo, campeão mundial com o Brasil como jogador e treinador", diz o destaque. A publicação também lembra a vitória do Brasil contra a Itália em 1970, por 4 a 1.

Publicidade

Assuntos relacionados

Futebol
Copa do Mundo
Mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade