Igreja centenária movida de área de risco chega a local seguro na Suécia
Igreja de Kiruna precisou ser reposicionada após afundamento do solo e para abrir caminho à maior mina de ferro do mundo
SBT News
com informações da Reuters
Após dois dias e um percurso de cinco quilômetros, a icônica Igreja de Kiruna, na Suécia, chegou nesta quarta-feira (20), horário de Brasília, ao novo centro da cidade.
+ Miss Universo 2025 terá representante da Palestina pela primeira vez
Com 113 anos, a igreja é uma das maiores estruturas de madeira do país e frequentemente considerada a mais bonita da Suécia. A mudança dela para um local seguro foi necessária devido ao afundamento do solo na região e para permitir a expansão da maior mina de minério de ferro subterrânea do mundo.
O trabalho, no entanto, ainda não está concluído. A próxima etapa do projeto inclui a estabilização e o posicionamento definitivo da igreja, além da restauração das áreas ao redor. O campanário será transportado separadamente no dia 26 de agosto.
+ França investiga morte do streamer Jean Pormanove durante transmissão ao vivo
Dentro do edifício, o altar e o órgão, que acompanharam a estrutura durante a mudança, passarão por inspeção e restauração, se necessário. O objetivo é que a igreja volte a ser utilizada entre o final de 2026 e o início de 2027.
A relocação faz parte de um projeto de três décadas que prevê a transferência de milhares de pessoas e construções na cidade da Lapônia.