Zoológico do Rio anuncia reabertura após 21 dias interditado por casos de gripe aviária
Aves morreram no BioParque, que fechou temporariamente em julho; laboratório confirmou casos de gripe aviária

Caroline Vale
O BioParque do Rio de Janeiro reabre ao público nesta quinta-feira (21). O local estava fechado desde 30 de julho, preventivamente, após a morte por gripe aviária de 16 galinhas-d’angola, dois pavões, três marrecos e uma maritaca.
O parque foi fechado temporariamente em 17 de julho e reabriu parcialmente no dia 24. No entanto, após a morte de outras aves em uma área diferente da inicial, o local teve que fechar novamente em 30 de julho.
Em 22 de julho, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas confirmou que se tratava do subtipo H5N1 da gripe aviária.
Agora, na terça-feira (19), o zoológico anunciou a reabertura nas redes sociais: "O BioParque do Rio reabre suas portas nesta quinta-feira, 21 de agosto, com ainda mais segurança, após reforçar protocolos e monitoramento em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro", destacaram.
Informações sobre a reabertura
Em comunicado, o parque disse ainda que, para comemorar a reabertura, crianças de até 12 anos não pagam, desde que os ingressos sejam adquiridos até o dia 31 de agosto.
No dia da reabertura, haverá o projeto Educação Sanitária nas Escolas para Prevenção da Influenza Aviária, para conscientização sobre os riscos da doença e a importância da saúde.
Além disso, neste sábado (23) e domingo (24), o parque terá uma programação especial com atrações circenses e atividades educativas.
A instituição, inaugurada em março de 2021 após ampla reforma e reestruturação do antigo Jardim Zoológico do Rio, se apresenta como um centro de conservação da biodiversidade e abriga mais de mil animais de 140 espécies diferentes. O parque fica na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio.