Publicidade
Brasil

BioParque do Rio é fechado após morte de aves; autoridades investigam o caso

Segundo comunicado oficial do parque, foram registradas mortes da espécie galinha-d’angola

• Atualizado em
Publicidade

O BioParque do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade, comunicou na noite de quinta-feira (17) o fechamento temporário do local após a morte de aves da espécie galinha-d’angola. Segundo comunicado oficial, a equipe técnica do parque acionou imediatamente os protocolos internos de biossegurança e notificou as autoridades sanitárias competentes.

Como medida preventiva, o espaço permanecerá fechado até que os laudos técnicos sejam concluídos. "A proteção e o bem-estar dos animais segue como prioridade do BioParque do Rio. Novas informações serão divulgadas assim que os laudos técnicos forem concluídos", informou o parque.

Nove aves apareceram mortas. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, existe a suspeita de que elas tenha sido acometidas pelo que eles chamaram de "zoonose ligada à agropecuária". Ou seja: doenças infecciosas que podem ser transmitidas de animais para humanos, com origem em atividades agrícolas e pecuárias. Além disso, como não é caso de maus tratos, não compete ao órgão fiscalizar.

As autoridades competentes estão recolhendo os animais para análise, que será realizada no CIEDES (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária).

Durante esse período de férias escolares, o parque estava funcionando diariamente, incluindo segundas e terças-feiras, dias em que normalmente não abre. Com o fechamento emergencial, todas as visitas foram suspensas temporariamente.

A instituição, inaugurada em março de 2021 após ampla reforma e reestruturação do antigo Jardim Zoológico do Rio, se apresenta como um centro de conservação da biodiversidade, com foco em bem-estar animal, educação ambiental e pesquisa científica.

+ RJ sanciona lei que proíbe venda de bolsas bags usadas por entregadores de delivery

E quem comprou ingresso?

Para quem comprou ingressos antecipadamente, o BioParque do Rio informou que fará o reembolso. Os clientes podem solicitar o ressarcimento pelo e-mail contato@bioparquedorio.com.br.

Segundo o comunicado, esse mesmo e-mail pode ser utilizado para esclarecer dúvidas ou obter informações adicionais.

Publicidade

Assuntos relacionados

Parque
Rio de Janeiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade