Itamaraty pede visto para Padilha participar de eventos nos Estados Unidos
Encontros da ONU e OPAS estão marcados para setembro; familiares do ministro da saúde tiveram os vistos cancelados pelo governo Trump

Hariane Bittencourt
O ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) pediu à Embaixada dos Estados Unidos um novo visto americano para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
+ Ministro da Saúde cogita viagens aos EUA, mesmo com cancelamento de vistos pela Casa Branca
A solicitação é para que Padilha, que está com o documento vencido desde 2024, participe das assembleias-gerais da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os eventos estão marcados para setembro, nos EUA.
No início deste mês, a esposa e a filha do ministro da Saúde tiveram os vistos cancelados. A investida do governo de Donald Trump também afetou outras pessoas ligadas a servidores e ex-servidores do Ministério da Saúde que participaram da criação do programa Mais Médicos.
+ EUA cancelam vistos da esposa e da filha do ministro Alexandre Padilha
Nessa terça-feira (19), Padilha disse que considera fazer as viagens e que só deixaria de participar dos eventos para os quais foi convidado em caso de conflito de agendas.
"Não tenho decisão. Se eu tiver que ir, você tem um acordo de sede. Um país, num acordo de sede, tem que cumprir regras. Uma delas é garantir o acesso das autoridades que são convidadas", disse.
+Padilha chama de "covarde" decisão dos EUA de cancelar vistos da esposa e da filha de 10 anos