Publicidade
Política

"Adultização é tema que saiu das telas e ganhou as ruas", diz Motta

Câmara aprovou urgência de projeto sobre proteção de crianças e adolescentes; texto deve ser votado ainda nesta quarta-feira (20)

Imagem da noticia  "Adultização é tema que saiu das telas e ganhou as ruas", diz Motta
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta | José Cruz/Agência Brasil
Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse nesta quarta-feira (20) que o tema da adultização de crianças e adolescentes "saiu das telas e ganhou as ruas".

"O Brasil inteiro viu aquele vídeo, o país inteiro se chocou, mas mais que o choque, o país se moveu, o tema da adultização das nossas crianças saiu das telas e ganhou as ruas {...} e que bom que isso aconteceu, porque hoje o tema também ganha o Congresso", afirma.

Hugo Motta fez referência ao vídeo do youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, que denunciou casos de exploração e sexualização nas redes sociais.

A declaração foi feita durante sessão no plenário da Câmara dos Deputados sobre um projeto para proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta dividiu a Casa entre governistas, que achavam a pauta necessária, e os opositores que acreditam que pode ser uma "censura" das redes.

Em relação ao texto, ele deve ser votado ainda nesta quarta-feira (20) pelos deputados. A pauta estabelece regras para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, normas de responsabilização de plataformas e a retirada de conteúdos criminosos.

Na última terça-feira (19), Hugo Motta pediu que o texto fosse aprovado com urgência. Na defesa do presidente da Câmara, a pauta é de extrema importância, já que "uma infância roubada não se recupera".

"Se falharmos nesse dever, que sentido tem a política? Que sentido tem um parlamento, que sentido tem viver em sociedade se não somos capazes de proteger aquilo que nos dá futuro?", acrescentou.

+ Oposição resiste, mas Motta quer votar com urgência projeto da adultização

Projeto

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o projeto tramita no Congresso desde 2022 e foi aprovado no Senado em novembro de 2024. Ele estabelece novas regras para plataformas digitais, obrigando maior vigilância contra exploração e exposição de crianças e adolescentes.

+ Câmara aprova urgência de projeto sobre proteção de crianças na internet

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade