Publicidade
Mundo

França investiga morte do streamer Jean Pormanove durante transmissão ao vivo

Ele aparecia regularmente em vídeos em que era agredido fisicamente ou humilhado; investigação apura se agressões eram reais ou encenadas

Imagem da noticia França investiga morte do streamer Jean Pormanove durante transmissão ao vivo
Raphaël Graven,Conhecido como "Jean Pormanove" e "JP"
,
Publicidade

As autoridades francesas investigam a morte do streamer Raphaël Graven, mais conhecido como "Jean Pormanove" ou "JP", ocorrida durante uma transmissão ao vivo na plataforma Kick.

JP, de 46 anos, morreu na madrugada de segunda-feira (18), no vilarejo de Contes, ao norte de Nice. Ele aparecia regularmente em vídeos em que era agredido fisicamente ou humilhado por co-streamers enquanto o público assistia em tempo real.

+ Acidente com ônibus superlotado deixa 79 mortos no Afeganistão

Os promotores abriram uma investigação e ordenaram a realização de uma autópsia. “A morte de Jean Pormanove e a violência que ele sofreu são absolutamente horríveis”, declarou Clara Chappaz, ministra júnior de IA e tecnologia digital da França, em publicação no X.

Chappaz informou que o caso foi encaminhado ao órgão regulador de comunicações digitais e audiovisuais, o Arcom, e também ao Pharos, portal francês para denúncias de conteúdos ilícitos. A ministra afirmou ainda que solicitou explicações à Kick: “A responsabilidade das plataformas online pela disseminação de conteúdo ilegal não é opcional: é a lei”.

+ Avião misterioso dos EUA pousou com autorização do governo brasileiro, diz aeroporto

A plataforma Kick afirmou, em nota no X, que está colaborando com as autoridades e realizando uma revisão do conteúdo produzido na França. “Nossa prioridade é proteger os criadores e garantir um ambiente mais seguro na Kick”, destacou. A empresa também informou que todos os co-streamers que participaram da transmissão foram banidos até a conclusão da investigação.

A Kick é uma plataforma de transmissões ao vivo registrada na Austrália e que divide a receita com seus criadores de conteúdo, é uma das principais concorrentes da Twitch.

+ Suíça diz estar aberta para sediar negociações de paz entre Zelensky e Putin

Yassin Sadouni, advogado de um dos dois co-streamers vistos agredindo Pormanove, disse à televisão BFM que o streamer tinha problemas cardiovasculares e que a violência exibida nos vídeos seria encenada. “Todas essas cenas são apenas encenadas, elas seguem um roteiro”, afirmou.

A imprensa francesa divulgou trechos das transmissões, que chegaram a durar horas. Nas imagens, Pormanove aparece sendo golpeado, insultado, estrangulado, encharcado com tinta e óleo, além de alvejado por disparos de paintball.

Os vídeos, no entanto, não deixam claro se o streamer aceitava voluntariamente a violência ou se era forçado a suportá-la, nem se as cenas eram reais ou encenadas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade