Acidente com ônibus superlotado deixa 79 mortos no Afeganistão
Coletivo transportava refugiados afegãos expulsos do Irã; entre as vítimas estão 17 crianças

Reuters
Um ônibus superlotado que transportava afegãos expulsos do Irã sofreu um acidente no oeste do Afeganistão e pelo menos 79 pessoas morreram, informaram autoridades na quarta-feira (20).
+ Tribunal da Colômbia revoga prisão domiciliar e ordena libertação de Álvaro Uribe
O acidente na rodovia Herat-Cabul envolveu uma moto, um caminhão e um ônibus na noite de terça-feira, disse Ahmdullah Muttaqi, chefe do departamento de informações do governo provincial de Herat.
O ônibus transportava refugiados afegãos expulsos do Irã, parte de um êxodo de centenas de milhares de pessoas, que estavam a caminho da fronteira para Cabul.
Abdul Mateen Qaniee, porta-voz do Ministério do Interior, disse que o ônibus pegou fogo após o acidente e que o número de mortos era de 79, com 17 crianças entre os mortos.
Imagens de vídeo do local mostraram chamas engolfando o ônibus, com um caminhão de bombeiros tentando apagar o fogo.
Acidentes de trânsito são comuns no Afeganistão, com infraestrutura precária exacerbada por décadas de guerra e motoristas que não seguem as regras.
"Pedimos às autoridades de transporte que forneçam informações precisas sobre o acidente o mais rápido possível e que compartilhem suas descobertas sobre a parte responsável", disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo afegão.
+ EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes estrangeiros em 2025
Herat, uma importante província na fronteira do Afeganistão com o Irã e o Turcomenistão, atualmente abriga dezenas de milhares de imigrantes deportados do Irã.