Publicidade
Mundo

Governo Trump abre investigação contra Harvard por supostas violações em programa de vistos

Departamento de Estado quer saber se universidade cumpre regras do Programa de Intercâmbio de Visitantes

• Atualizado em
Publicidade

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (23) a abertura de uma investigação contra a Universidade de Harvard para apurar se a instituição está cumprindo as exigências do Programa de Intercâmbio de Visitantes, que oferece vistos culturais e educacionais para estrangeiros. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

+ VÍDEO: Avião ultraleve cai no meio de estrada e deixa dois mortos na Itália

"O patrocínio de vistos é um privilégio, e patrocinadores cujo comportamento prejudique os interesses da nossa nação perderão esse privilégio", afirmou Rubio em sua conta no X.

Trump X Harvard

O embate entre a Casa Branca e Harvard vem se intensificando nos últimos meses. Em junho, Trump derrubou a certificação federal que permitia a instituição de matricular estudantes estrangeiros. A medida aconteceu após a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem exigir que a universidade entregasse registros de estudantes estrangeiros que, segundo ela, poderiam estar envolvidos em atos de violência ou protestos. Harvard se recusou a cumprir a solicitação.

+Após Trump acabar com USAID, EUA vão queimar contraceptivos que iriam para países pobres

A medida que revogava os vistos de estudantes estrangeiros foi derrubada pela juíza Allison Burroughs, do Tribunal Distrital dos EUA. O Departamento de Educação dos Estados Unidos também havia congelado US$ 2,2 bilhões em subsídios anuais e US$ 60 milhões em valor de contratos plurianuais de Harvard.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade