Publicidade
Mundo

França convoca reunião no Conselho de Segurança da ONU após Irã ameaçar Israel

Preocupação é que escalada do conflito resulte em uma nova guerra no Oriente Médio

Imagem da noticia França convoca reunião no Conselho de Segurança da ONU após Irã ameaçar Israel
Emmanuel Macron, presidente da França | Reprodução/YouTube
• Atualizado em
Publicidade

A França convocou, para esta quarta-feira (2), uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para abordar o conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. As hostilidades, que ocorrem no Líbano, voltaram a aumentar, sobretudo após o Irã lançar mísseis contra Israel.

“Diante da perigosa escalada das tensões no Oriente Médio, reafirmamos o compromisso da França com a paz e a segurança para todos na região. Nisso, condenamos nos termos mais fortes os novos ataques do Irã a Israel”, diz a nota da presidência.

A preocupação é com a escalada dos confrontos. Isso porque o Irã, que apoia o Hezbollah, disse que tinha concluído a resposta contra Israel pela morte de líderes do grupo, exceto no caso de novas provocações. Ao mesmo tempo, o governo de Israel prometeu retaliar o ataque, afirmando que o Irã “pagará um preço caro” pelo bombardeio.

Em meio ao cenário, a França informou que mobilizou recursos militares no Oriente Médio para combater a “ameaça iraniana”. A ação acontece em paralelo às ações diplomáticas, já que o país enviou representantes para tentar um cessar-fogo na região. A trégua também engloba a guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.

+ Conflito Israel-Hezbollah: Avião da FAB decola para resgatar brasileiros no Líbano

“Reiteramos a exigência de que o Hezbollah cesse suas ações terroristas contra Israel e sua população. Pedimos que Israel encerre suas operações militares o mais rápido possível. Muitos civis já foram vítimas. Esperamos que a soberania e a integridade territorial do Líbano sejam restauradas”, diz a presidência francesa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade