França convoca reunião no Conselho de Segurança da ONU após Irã ameaçar Israel
Preocupação é que escalada do conflito resulte em uma nova guerra no Oriente Médio
A França convocou, para esta quarta-feira (2), uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para abordar o conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. As hostilidades, que ocorrem no Líbano, voltaram a aumentar, sobretudo após o Irã lançar mísseis contra Israel.
“Diante da perigosa escalada das tensões no Oriente Médio, reafirmamos o compromisso da França com a paz e a segurança para todos na região. Nisso, condenamos nos termos mais fortes os novos ataques do Irã a Israel”, diz a nota da presidência.
A preocupação é com a escalada dos confrontos. Isso porque o Irã, que apoia o Hezbollah, disse que tinha concluído a resposta contra Israel pela morte de líderes do grupo, exceto no caso de novas provocações. Ao mesmo tempo, o governo de Israel prometeu retaliar o ataque, afirmando que o Irã “pagará um preço caro” pelo bombardeio.
Em meio ao cenário, a França informou que mobilizou recursos militares no Oriente Médio para combater a “ameaça iraniana”. A ação acontece em paralelo às ações diplomáticas, já que o país enviou representantes para tentar um cessar-fogo na região. A trégua também engloba a guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.
+ Conflito Israel-Hezbollah: Avião da FAB decola para resgatar brasileiros no Líbano
“Reiteramos a exigência de que o Hezbollah cesse suas ações terroristas contra Israel e sua população. Pedimos que Israel encerre suas operações militares o mais rápido possível. Muitos civis já foram vítimas. Esperamos que a soberania e a integridade territorial do Líbano sejam restauradas”, diz a presidência francesa.