Fifa entrega a Donald Trump prêmio da paz durante sorteio da Copa
Criada por sugestão do presidente dos EUA, a honraria foi anunciada por Gianni Infantino; presidente dos EUA diz ter salvado “milhões”


Vicklin Moraes
A Fifa concedeu nesta sexta-feira (5) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um prêmio pela paz criado neste ano pela própria federação e idealizado a partir de uma sugestão do próprio Trump.
Chamado de “Prêmio da Paz da Fifa – O Futebol Une o Mundo”, o reconhecimento foi entregue pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, durante o sorteio dos grupos.
“O senhor definitivamente merece o primeiro Prêmio da Paz da Fifa por sua atuação e pelo que alcançou ao longo do caminho — e alcançou de uma forma incrível. E o senhor sempre poderá contar com meu apoio e com o apoio de toda a comunidade do futebol para promover a paz e fazer o mundo prosperar”, disse Infantino ao entregar o prêmio.
Ao receber a honraria, Trump afirmou que salvou “milhões e milhões de pessoas”.
“Milhões de pessoas iam morrer. Conseguimos encerrar muitas guerras recentes”, declarou o presidente americano.
Trump fez uma campanha intensa pelo Nobel da Paz e atuou na mediação de um cessar-fogo e de um acordo de reféns para tentar encerrar a guerra em Gaza.
Neste ano, porém, o Comitê Norueguês do Nobel concedeu o prêmio à venezuelana María Corina Machado, opositora de Nicolás Maduro, destacando os “corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem” ao autoritarismo, decisão criticada por Trump.









