Fiéis lotam região da Catedral de Buenos Aires em homenagem ao papa Francisco
Milhares se reuniram para celebrar a vida do pontífice na sua cidade natal, após o sepultamento em Roma
Thiago Ferreira
Pouco depois do sepultamento do Papa, em Roma, neste sábado (26) milhares de fiéis se reuniram para acompanhar uma missa em homenagem a Francisco, na Catedral de Buenos Aires — a terra natal do pontífice.
Uma verdadeira multidão tomou o centro de Buenos Aires. Gente que veio a pé, de ônibus ou em pequenas lotações, de todos os lados da capital argentina. Os fiéis da cidade-natal do Papa Francisco se encontraram para um último adeus, na Catedral Metropolitana, onde ele atuou como arcebispo antes de ir a Roma.
+ Papa Francisco é sepultado na Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma
+ Sete cardeais brasileiros devem participar de conclave para escolha do próximo papa
Alguns trouxeram imagens da Virgem Maria. Outros, como Lucas, chegaram cedo e acenderam velas em homenagem a Francisco. "Essa é uma igreja onde os pobres estão no centro do Evangelho. Esse é o legado do papa e viemos aqui para agradecer pela vida dele", disse o jovem missionário.
Patrícia levou um cartaz com várias imagens do papa argentino. Ela e a amiga agradeceram a Jorge Mario Bergoglio pelos ensinamentos que ele deixou.
A missa especial foi celebrada pelo atual arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cuerva, e contou com algumas autoridades locais, como a vice-presidente Victoria Villarruel, uma vez que Javier Milei estava em Roma para o funeral do Papa Francisco.
"Rezem por mim"
Um dos momentos mais emocionantes foi a reprodução do áudio do telefonema que Jorge Mario Bergoglio fez à Catedral de Buenos Aires no dia em que foi escolhido Papa. Na mensagem, ele pede para que as pessoas conversem, que não se odeiem, não briguem, e encerra com um pedido: "Rezem por mim."
Turistas do Brasil e de outros países se encontraram com os fiéis argentinos na Catedral Metropolitana para a celebração. Após a missa, eles saíram em procissão para diversas paróquias da periferia de Buenos Aires — onde, até o fim da tarde de sábado, outros cultos e pequenas celebrações foram realizados.