Exército israelense recupera corpos de 6 reféns na Faixa de Gaza
Cinco deles já haviam sido declarados mortos nos últimos meses pelas Forças de Defesa de Israel
Os corpos de seis reféns israelenses foram recuperados durante uma operação militar noturna, na Faixa de Gaza, disseram autoridades de Israel nesta terça-feira (20).
+ Negociações de cessar-fogo em Gaza são retomadas; Ocidente pressiona por acordo
As Forças de Defesa de Israel (FDI) identificaram os mortos como Yagev Buchshtab, de 35 anos; Alexander Dancyg, de 76; Avraham Munder, de 79; Yoram Metzger, de 80; Nadav Popplewell, de 51; e Haim Perry, de 80.
Cinco deles, com exceção de Munder, já haviam sido declarados mortos nos últimos meses pelo exército israelense. Segundo o Hamas, alguns dos reféns foram mortos ou feridos em ataques aéreos feitos por Israel.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel "continuará a fazer todos os esforços para devolver todos os nossos reféns — vivos e mortos".
Acredita-se que o Hamas ainda mantenha 109 dos 250 reféns capturados no ataque de 7 de outubro. Autoridades israelenses estimam que cerca de um terço deles estejam mortos.
Mais de 100 reféns foram libertados em troca de palestinos presos em Israel durante um cessar-fogo no ano passado. O Fórum das Famílias de Reféns, organização que representa familiares dos sequestrados, fez um novo apelo para que o governo israelense conclua um acordo de libertação com o Hamas.
"O retorno imediato dos 109 reféns restantes só pode ser alcançado por meio de um acordo negociado. O governo israelense, com a assistência de mediadores, deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para finalizar o acordo", afirmou.
Em Gaza, mais de 40 mil palestinos foram mortos e pelo menos 92 mil ficaram feridos desde o início da ofensiva israelense no território. Segundo a UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos, os bombardeios já destruíram ou danificaram 63% das estruturas palestinas.
*Com informações da Associated Press