Exército de Israel fará pausas diárias em Gaza para entrada de ajuda humanitária
Parada na atividade militar deve ocorrer entre 2h e 13h (horário de Brasília) entre Kerem Shalon e a rodovia Salah al-Din, que tem 170 km de distância
O exército de Israel anunciou neste domingo (16) que pausará as ações militares diariamente em partes do sul de Gaza para permitir a chegada de mais ajuda humanitária, já que a região sofre uma crise humanitária.
O período da pausa será de 11 horas diárias, entre 2h e 13h (horário de Brasília), na estrada que liga a passagem de fronteira de Kerem Shalom -- que fica próximo de Khan Yunis -- à rodovia Salah al-Din. A distância entre os dois pontos é de aproximadamente 170 km.
A ajuda foi possível após uma conversa ocorrida em abril, durante um telefonema entre o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente norte-americano, Joe Biden.
A ajuda seria por meio do porto de Asdod, a 35 km de Gaza, e pela passagem de Erez, no território palestino.
Segundo uma agência de notícia local egípcia, durante o mês de maio, 200 caminhões com ajuda humanitária vindos do Egito entraram na Faixa de Gaza pela passagem de fronteira de Kerem Shalom, controlada por Israel.
Essa ajuda é inspecionada pelas autoridades israelenses e tem a distribuição feita com apoio da ONU.
A guerra entre Israel e Hamas acontece desde 7 de outubro e desde que eclodiu o conflito, a ajuda humanitária foi estrangulada na Faixa de Gaza e, segundo a ONU, vários refugiados e vítimas do confronto sofrem com a ameaça da fome iminente.