Ex-presidente hondurenho é libertado de prisão nos EUA após perdão de Trump
Juan Orlando Hernández cumpria uma sentença de 45 anos de prisão por tráfico de drogas e acusações de armas de fogo
Reuters
O ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández foi libertado da prisão nos Estados Unidos nessa segunda-feira (1º), onde cumpria uma sentença de 45 anos de prisão por tráfico de drogas e acusações de armas de fogo, segundo um registro do Federal Bureau of Prisons.
A esposa de Hernández, Ana Garcia, disse em uma postagem na rede social que Hernández foi libertado depois de receber um perdão do presidente dos EUA, Donald Trump.
"Depois de quase quatro anos de dor, espera e julgamentos difíceis, meu marido Juan Orlando Hernández VOLTOU a ser um homem livre, graças ao perdão presidencial concedido pelo presidente Donald Trump", afirmou Garcia.
A libertação ocorreu dias após a eleição presidencial em Honduras, na qual Trump apoiou o candidato conservador Nasry Asfura, do Partido Nacional, que está enfrentando o liberal Salvador Nasralla.
A última contagem de votos mostrou os dois candidatos praticamente empatados, com pouco menos de 40% dos votos.
O partido de Asfura forjou uma estreita parceria com Washington durante o governo de Hernández, que governou de 2014 a 2022 e foi preso logo após deixar o cargo.
Hernández foi condenado em junho do ano passado e disse que sua condenação foi injusta.
(Reportagem de Diego Oré)







