EUA vendem 20 bilhões em armas para Israel; caças f-15 e mísseis estão incluídos
Munição para tanques e morteiros também serão repassados; venda ocorre em possível expansão da guerra no Oriente Médio
Os Estados Unidos aprovaram, na terça-feira (13), a venda de 20 bilhões de dólares em armas para Israel em meio a uma possível expansão do conflito no Oriente Médio. O anúncio foi realizado na terça-feira (13), pelo Departamento de Estado americano.
O Congresso foi notificado com o repasse de mais de 50 caças F-15, mísseis AR avançados de médio alcance, munição para tanques, morteiros explosivos e veículos táticos, que estão previstos no acordo.
+EUA enviam submarino de mísseis guiados para o Oriente Médio
Os contratos preveem que os equipamentos bélicos deverão ser entregues a partir de 2026, aumentando a capacidade militar do exército israelense a longo prazo. Os jatos devem chegar em 2029.
“Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel e é vital para os interesses nacionais dos EUA ajudar Israel a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta. Esta venda proposta é consistente com esses objetivos”, disse o Departamento de Estado, em nota.
+Após ataque de Israel que matou mais de 100 em escola, palestinos são despejados de áreas seguras
Além do material de guerra já pronto, os Estados Unidos disponibilizarão kits de atualização para Israel modificar a própria frota de quase 25 jatos caça F-15, melhorando motores e radares, entre outras adaptações.
Tensão
No começo da semana, o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, rejeitou apelos feitos por França, Alemanha e Reino Unido e prometeu responder Israel pelo ataque que matou o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh.