EUA: Kamala Harris diz que está pronta para debater com Trump
Vice-presidente é a principal candidata para substituir Joe Biden e concorrer às eleições pelos democratas

Camila Stucaluc
A vice-presidente dos Estados Unidos e principal candidata a ser indicada pelo Partido Democrata às eleições, Kamala Harris, disse, na quinta-feira (25), que está “pronta” para debater com o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump. Ela fez menção ao debate programado para 10 de setembro, organizado pela ABC News.
“Trump concordou com um debate em 10 de setembro. Agora parece que ele está recuando. Os eleitores merecem ver a tela dividida que existe no palco do debate. Estou pronto. Então vamos”, escreveu Kamala nas redes sociais.
O debate foi acordado inicialmente entre Trump e o presidente Joe Biden, que até então receberia a indicação democrata. Esse seria o segundo encontro entre os concorrentes. O primeiro foi realizado em junho, pela CNN, resultando em fortes críticas a Biden pelo fraco desempenho. Tal pressão levou o presidente a desistir da corrida eleitoral.
Nesta semana, Trump disse que estava disposto a debater com Kamala. O republicano, no entanto, revelou não estar entusiasmado com a ABC News e sugeriu transferir o encontro para a Fox News – canal onde o ex-presidente recebe uma cobertura mais favorável.
Indicação democrata
Apesar de conseguir o número de delegados para ser indicada, Kamala ainda não é a nova candidata democrata. Isso porque os delegados votarão novamente, de forma virtual, para escolher o indicado entre 1 e 7 de agosto. A oficialização do candidato democrata será feita na Convenção Nacional do partido, marcada para ocorrer entre 19 e 22 de agosto.
A expectativa, contudo, é que Kamala supere o número de votos necessários, uma vez que os principais nomes que poderiam concorrer com ela já declararam apoio à sua indicação. Entre eles estão a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, o governador de Illinois, J. B. Pritzker, e o governador de Kentucky, Andy Beshear.









