Estados Unidos enviarão 200 soldados para apoiar cessar-fogo em Gaza
Militares formarão o núcleo de uma força-tarefa internacional, que também contará com representantes do Egito, Catar e Emirados Árabes

Reuters
Os Estados Unidos vão enviar 200 soldados como parte de uma força-tarefa para apoiar o cessar-fogo em Gaza, mas sem presença direta de militares norte-americanos no enclave palestino, informou autoridades americanas nesta quinta-feira (9).
Segundo o governo americano, os militares formarão o núcleo de uma força-tarefa internacional, que também contará com representantes militares do Egito, Catar, Turquia e, possivelmente, dos Emirados Árabes Unidos.
+ ONU anuncia expansão da ajuda humanitária em Gaza após início do cessar-fogo
Embora a localização exata das tropas ainda não tenha sido definida, elas desenvolverão um centro de comando conjunto e trabalharão em coordenação com outras forças de segurança que atuarão em Gaza, em alinhamento com as forças israelenses, para evitar confrontos.
“Nenhuma tropa dos EUA pretende entrar em Gaza”, destacou uma das autoridades.
O objetivo do acordo é reduzir as tensões na região e criar condições para negociações sobre novos acordos de normalização entre Israel e países árabes.
+ Trump anuncia dia que reféns israelenses devem ser libertados em Gaza
Ainda de acordo com as autoridades, outros países demonstram interesse em acordos semelhantes, incluindo Arábia Saudita, Indonésia, Mauritânia, Argélia, Síria e Líbano.