Musk chama principal assessor econômico de Trump de "imbecil" e Casa Branca tenta amenizar troca de farpas
Declaração foi feita após assessor criticar o bilionário por se opor ao "tarifaço" do presidente americano; Casa Branca diz que "garotos são assim mesmo"

SBT News
O bilionário Elon Musk criticou publicamente Peter Navarro, um dos principais assessores comerciais de Donald Trump, e o chamou de "imbecil" nesta terça-feira (8).
+ “Acho que não vai dar certo”, diz Lula sobre tarifaço de Donald Trump
Navarro rebateu críticas de Musk sobre as tarifas que a Casa Branca está aplicando a grande parte dos países do mundo, especialmente na Ásia. Em resposta, o bilionário publicou na rede social X um vídeo rebatendo e xingando o assessor.
"Navarro é realmente um imbecil. O que disse é falso e fácil de provar. Deveria perguntar ao falso especialista que inventou Ron Vara", disse Musk.
Na fala, Elon Musk relembrou um episódio polêmico envolvendo Navarro durante o primeiro mandato de Trump. Segundo a imprensa americana, o economista citou em livros um especialista aparentemente inventado, Ron Vara, cujo nome é um anagrama do seu próprio.
Além de xingar o assessor, o bilionário rebateu as declarações de Navarro e afirmou que, entre todas as fabricantes, a Tesla é a que mais usa componentes "americanos".
+ Casa Branca confirma que tarifas de 104% para China começam nesta quarta-feira (9)
Essa segunda fala se refere às críticas de Navarro à Tesla, empresa de Musk voltada à tecnologia e à produção de automóveis elétricos.
"Ele [Elon Musk] não é um fabricante de carros. Ele é um montador de carros. Em muitos casos, se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele obtém – que, no caso dos veículos elétricos, são as baterias – vêm do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan. Queremos os carros fabricados aqui", disse Peter Navarro em entrevista à emissora americana CNBC.
Vale destacar que Navarro é considerado um dos arquitetos do tarifaço de Trump, um plano que impôs uma série de taxas sobre produtos importados pelos EUA de dezenas de países.
+ Governo apresenta a deputados PEC da Segurança
Elon Musk, por sua vez, é contrário às tarifas do governo Trump. Por ser diretamente afetado pela guerra comercial imposta pela Casa Branca, ele atua nos bastidores para tentar reverter a situação. Até o momento, o bilionário não obteve sucesso.
Casa Branca tenta amenizar situação
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, tentou minimizar nesta terça-feira (8) a briga entre Elon Musk e o principal assessor de Donald Trump. Nos últimos dias, os dois têm trocado farpas sobre o tarifaço.
Durante uma coletiva de imprensa, Leavitt foi questionada sobre o embate entre as duas figuras ligadas ao governo. A porta-voz disse que "garotos são assim mesmo".
+ TikTok fora de negociação: China reage a pressão dos EUA e interrompe tratativas
"São, obviamente, duas pessoas com visões muito diferentes sobre comércio e tarifas", afirmou. "Garotos são assim mesmo, e vamos deixar essa briga pública continuar”, disse.
Até agora, Trump apoiou Musk, mas indicou recentemente que sua posição no Departamento de Eficiência Governamental não duraria para sempre e que, em algum momento, ele teria que retomar as rédeas da Tesla, cujas vendas e preço das ações estão em queda após o “tarifaço”.
Atualmente, Musk lidera o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (DOGE, na sigla em inglês), uma agência criada para reduzir gastos e aumentar a eficiência do governo federal. Ele também é um dos principais conselheiros do presidente.
*Com informações da Associated Press