Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos
Adolescentes haviam concluído ensino médio há uma semana e estavam voltando de uma viagem que fizeram para se despedir dos dias de escola

Familiares de vítimas de acidente de ônibus que deixou 17 mortos na Colômbia aguardam do lado de fora de necrotério | Foto: Reuters - 15.12.2025
Um ônibus que transportava estudantes caiu de um penhasco e deixou 17 mortos na Colômbia. Os adolescentes haviam concluído o ensino médio há uma semana e estavam voltando de uma viagem que fizeram para se despedir dos dias de escola quando o acidente ocorreu.
Os jovens moravam em Remedios, no departamento de Antioquia, e tinham viajado para Tolú, cidade do Caribe colombiano conhecido por suas praias paradisíacas. A previsão era para chegada à cidade natal no domingo, por volta das 5h (horário local; 7h em Brasília), mas o acidente ocorreu antes disso, nas primeiras horas daquele dia.
Até a publicação deste texto, mais de 20 pessoas haviam sido dadas como sobreviventes. Três delas estão em estado crítico e foram transferidas para centros médicos em Medellín. As demais permanecem em hospitais nos municípios de Remedios, Segovia e Yolombó, em Antioquia.
A causa do acidente é incerta. Uma hipótese é a de que o motorista do ônibus, Jonathan Alexander Taborda, de 27 anos, que também morreu, tenha pegado no sono — o que, combinado com o horário e a escuridão do local, teria levado à tragédia. Acredita-se também que o motorista pode não ter mudado de direção após uma curva.
O avô de uma das vítimas fatais do acidente contesta a hipótese de que o motorista tenha pegado no sono. Ao veículo local MiOriente, Carlos Guiérrez revelou que Valeria López teria comentado que o ônibus estava em más condições. Segundo ele, Valeria contou que o veículo parou várias vezes antes de perder o controle e cair no barranco.
O ônibus ficou completamente destruído e as equipes de resgate trabalharam por horas para salvar vidas e evitar mais mortes. Os 17 corpos foram transferidos para Medellín, onde membros do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses realizarão os estudos necessários para determinar a causa da morte de cada um.
O governador de Antioquia, Andrés Julián Rendón, confirmou que uma equipe de profissionais foi mobilizada para oferecer apoio psicossocial a todos os afetados e conversou com alguns sobreviventes em Remedios. Um deles contou que foi acordado por gritos e que não se lembra exatamente de como os eventos se desenrolaram.















