Mundo

Homem que desarmou atirador em praia da Austrália aparece em foto após cirurgia

Ahmed al Ahmed, o "herói de Bondi", foi visitado pelo governador de Nova Gales do Sul; ataque deixou 16 mortos e 42 feridos

O australiano Ahmed al Ahmed, de 43 anos, que desarmou um dos atiradores durante o ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, apareceu em uma foto divulgada nesta segunda-feira (15) após passar por uma cirurgia. Ele foi visitado no hospital pelo governador do estado de Nova Gales do Sul, Chris Minns.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Ahmed ficou conhecido como o "herói de Bondi" após um vídeo mostrar o momento em que ele se aproxima por trás de um dos atiradores, derruba o homem no chão e toma a arma usada no ataque. Segundo a família, ele foi atingido no braço e na mão, mas se recupera bem.

Em publicação nas redes sociais, Chris Minns compartilhou uma foto ao lado de Ahmed no leito e o chamou de "um herói da vida real".

"Ontem à noite, a sua incrível bravura salvou inúmeras vidas quando desarmou um terrorista com enorme risco pessoal. Foi uma honra passar tempo com ele agora mesmo e transmitir os agradecimentos das pessoas em toda Nova Gales do Sul. Não há dúvida de que mais vidas teriam sido perdidas se não fosse a coragem altruísta de Ahmed", escreveu o governador.
Confira o post no Instagram: https://www.instagram.com/p/DSR0ak-kZt6/

A repercussão do ato também chegou aos Estados Unidos. O presidente Donald Trump descreveu Ahmed como "uma pessoa muito, muito corajosa".

Uma campanha criada no site GoFundMe arrecadou mais de 1,2 milhão de dólares australianos (aproximadamente R$ 4,4 milhões) em poucas horas para ajudar na recuperação do australiano. O maior doador foi o bilionário Bill Ackman, que contribuiu com quase 100 mil dólares australianos.

Ataque a tiros em Bondi

O atentado deixou 16 pessoas mortas, incluindo um dos atiradores, e 42 feridas, segundo autoridades locais. O ataque ocorreu durante um evento de Hanukkah, que reunia membros da comunidade judaica em um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade. As vítimas tinham idades entre 10 e 87 anos.

De acordo com a investigação, Naveed Akram, de 24 anos, e seu pai, Sajid Akram, de 50, disseram a familiares que iriam pescar, mas abriram fogo a partir de uma passarela de pedestres próxima à praia.

Os dois estavam armados com armas de grosso calibre e atiraram repetidamente contra a multidão. Em determinado momento, Sajid foi desarmado por Ahmed, que optou por não atirar no agressor. Naveed continuou disparando e atingiu Ahmed duas vezes.

Sajid Akram acabou sendo morto pela polícia. O filho também foi baleado e está em estado crítico.

Últimas Notícias