Política

“Acho que não vai dar certo”, diz Lula sobre tarifaço de Donald Trump

Presidente dos Estados Unidos impôs taxas de 10% sobre produtos brasileiros

Imagem da noticia “Acho que não vai dar certo”, diz Lula sobre tarifaço de Donald Trump
"E por isso é importante que nós brasileiros mantenhamos o equilíbrio para que a gente tome decisão com base nas nossas realidades", disse Lula | Reprodução CanalGov
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (8) acreditar que a nova política dos Estados Unidos, encabeçada pelo republicano Donald Trump, de taxar importações do paísnão vai dar certo”. Deu a declaração na cerimônia de abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção, em São Paulo (SP).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

“Esse país não pode ser vítima de um cavalo de pau. Eu estou vendo o comportamento do presidente [Donald] Trump nos Estados Unidos, mas eu acho que não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daqueles, carregado e muito carregado, e faz as coisas que estão acontecendo lá”, disse Lula.

Segundo Lula, o tarifaço de Trump foi decidido por um “cidadão sozinho” e que o Brasil tem que manter equilíbrio para tomar decisões certas quanto às novas tarifas.

“A coisa mais importante de hoje é o multilateralismo. Quantos anos vocês passaram ouvindo sobre o livre comércio, que era preciso ter globalização, que era preciso combater o protecionismo? [...] E de repente um cavalo de pau, em que o cidadão [Trump] sozinho acha que é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo. Eu tenho que dizer pra vocês, pode não dar certo”, afirmou.

Na última quarta-feira (2), Trump impôs 10% de taxas em todas as importações do Brasil para os Estados Unidos. As tarifas, de certo modo, foram baixas se comparadas a países “rivais” na política econômica mundial, como Japão, China e União Europeia.

Um dos setores diretamente afetados é a indústria têxtil. Os Estados Unidos importam cerca de 100 bilhões de dólares em tecidos e roupas por ano. Mais da metade desse volume vem da China e de outros países asiáticos.

Mais cedo, a China rebateu a ameaça de Trump de impor uma tarifa extra de 50% sobre os produtos importados do país. Em nota, o Ministério do Comércio chamou o governo norte-americano de “chantagista”, dizendo que a nova ameaça “era um erro em cima de outro erro”, e prometeu lutar contra as taxas “até o fim”.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Donald Trump
tarifaço
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade