Eleições nos EUA: Trump aceita debater com Kamala Harris em setembro
Declaração ocorreu após vice-presidente garantir os votos necessários para conseguir indicação democrata
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano às eleições Donald Trump aceitou, na sexta-feira (2), participar de um debate com a vice-presidente Kamala Harris, favorita para conquistar a indicação democrata. Segundo ele, o debate será organizado pela Fox News, em 4 de setembro. A participação de Harris, contudo, não foi confirmada.
+ Kamala Harris deve anunciar vice na próxima segunda (5); conheça os possíveis nomes
Desde que foi indicada para liderar a chapa democrata, após a desistência do presidente Joe Biden, a vice-presidente vinha pressionando Trump para um debate. A declaração do republicando aceitando o convite da Fox News aconteceu poucas horas após Harris garantir os votos necessários dos delegados para conseguir a indicação ao pleito.
Trump, porém, se negou a participar do debate organizado pela ABC, que seria no dia 10 de setembro.
A tensão entre Kamala e Trump aumenta conforme a divulgação das pesquisas de intenção de voto. Em um dos últimos estudos, realizado pela Fox News, a vice-presidente apareceu tecnicamente empatada com Trump em Michigan, Pensilvânia, Minnesota e Wisconsin – estados conhecidos por serem decisivos nas eleições norte-americanas.
Em outra pesquisa, dessa vez da Times/Siena, Kamala aparece com 47% das intenções de voto, ante 48% de Trump. Como a margem de erro do estudo é de 3.3 pontos percentuais, a situação indica um empate técnico entre os candidatos.
+ O que são os estados-pêndulo e por que eles são tão importantes nas eleições americanas?
Ao todo, 70% dos democratas disseram que gostariam que o processo de nomeação de Kamala para assumir a indicação do partido, que deve ocorrer entre 19 e 22 de agosto, fosse acelerado. Ela já conta com o suporte de 93% dos eleitores democratas – mesma porcentagem de apoio de Trump entre os eleitores republicanos.