Eleições nos EUA: Começa votação antecipada na Carolina do Norte
Apesar dos danos causados pelo furacão Helene, boa parte dos locais de votações no estado abriram nesta quinta
A votação antecipada para a presidência dos Estados Unidos começou nesta quinta-feira (17) na Carolina do Norte. Eleitores formaram filas nos locais de votação, apesar do impacto do furacão Helene, que havia levantado preocupações sobre o comparecimento.
Mesmo com os danos severos causados pelo fenômeno, apenas quatro dos 80 locais de votação nos 25 condados mais atingidos permaneceram fechados.
De acordo com Karen Brinson Bell, diretora-executiva do Conselho Eleitoral Estadual, a abertura da maioria dos locais foi uma "conquista tremenda", resultado do esforço conjunto de trabalhadores de emergência, autoridades eleitorais e concessionárias de serviços públicos.
+ Zelensky diz que 10 mil soldados da Coreia do Norte devem se juntar ao exército russo
A votação antecipada presencial, que se estende até 2 de novembro, é popular no estado. Na eleição geral de 2020, 65% dos eleitores da Carolina do Norte votaram de forma antecipada, número que chegou a 62% em 2016.
+ Quarto destruído e ligação para polícia: o que se sabe sobre a morte de Liam Payne
A Carolina do Norte é um estado-pêndulo, com potencial para decidir a disputa acirrada entre o ex-presidente republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris.
Outros estados também já iniciaram a votação antecipada. Na Geórgia, o comparecimento às urnas foi recorde na terça-feira (15), quando o processo teve início. O dia oficial das eleições nos Estados Unidos será 5 de novembro.