Zelensky diz que 10 mil soldados da Coreia do Norte devem se juntar ao exército russo
Presidente ucraniano diz que envolvimento de um terceiro país pode levar conflito à "Terceira Guerra Mundial"
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (17) que 10 mil soldados da Coreia do Norte estão sendo preparados para se juntar ao exército russo. Zelensky alertou que o envolvimento de um terceiro país pode transformar o conflito com a Ucrânia em uma "Terceira Guerra Mundial".
+ Israel mata principal líder do Hamas, Yahya Sinwar, em Gaza
"Da nossa inteligência nós recebemos a informação de que a Coreia do Norte enviou equipe tática e oficiais para a Ucrânia. [...] Eles estão preparando em suas terras 10 mil soldados, mas eles ainda não os moveram para Ucrânia ou Rússia", disse Volodymyr Zelensky aos jornalistas na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, disse que a organização tem consciência de que a Coreia do Norte está ajudando a Rússia, com armas, tecnologia, inovação, mas "não há evidência de que soldados norte-coreanos estejam envolvidos na luta".
Em junho deste ano, o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, firmaram um acordo de "ajuda mútua" entre os países caso algum deles enfrentasse algum tipo de "agressão". Pouco depois da assinatura do tratado, Kim Jong-Un prometeu apoio total à Rússia na guerra contra a Ucrânia.