Quarto destruído e ligação para polícia: o que se sabe sobre a morte de Liam Payne
Ex-integrante do One Direction morreu após cair do terceiro andar de um hotel de luxo em Buenos Aires, na Argentina
A morte prematura de Liam Payne, ex-integrante da boy band One Direction, pegou o mundo de surpresa na noite dessa quarta-feira (16). O cantor de 31 anos estava em Buenos Aires, na Argentina, quando faleceu instantaneamente após cair do terceiro andar do hotel de luxo CasaSur.
A polícia trabalha agora para descobrir o que aconteceu. Resultados preliminares da autópsia, obtidos pelo jornal Clarin, apontam que o artista faleceu em decorrência de "politraumatismos" e devido a uma "hemorragia interna e externa".
+ Fãs se reúnem em Buenos Aires para lamentar morte de Liam Payne
O que se sabe sobre a morte de Liam Payne até o momento
Os primeiros sinais de problema surgiram ainda na tarde de quarta, após a equipe do hotel ligar duas vezes para a polícia para solicitar ajuda com um hóspede "excessivamente drogado" que estaria destruindo o quarto.
Segundo o jornal Clarín, a primeira ligação foi interrompida segundos após iniciar. O encarregado teve que ligar novamente, e desta vez a conversa durou dois minutos e meio: "Temos um hóspede que está excessivamente drogado e alcoolizado e, quando está consciente, está destruindo todo o quarto. Precisamos que mandem alguém, por favor".
+ Quem foi Liam Payne, ex-vocalista do One Direction, encontrado morto na Argentina
A operadora, então, perguntou ao responsável: "Sob efeito de álcool e entorpecentes?". "Precisamos que enviem alguém urgente, pois não sei se a vida do hóspede está em risco. O quarto tem uma varanda e temos medo de que ele possa fazer algo", respondeu o homem.
Segundos depois, ele foi mais enfático: "Mandem somente o Same, somente o Same". Same é a sigla para Sistema de Atención Médica de Emergencias, o Samu de Buenos Aires.
Morte constatada às 17h11
A equipe do Same chegou ao hotel às 17h11 e confirmou o falecimento de Liam Payne. Em entrevista ao Clarín, o chefe de sistemas de emergências, Alberto Crescenti, informou que a identidade da vítima foi verificada por meio do passaporte.
"Ele apresentava lesões muito graves após cair do terceiro andar para um pátio interno. Temos que aguardar a autópsia, mas a equipe viu que aparentemente ele tinha uma fratura na base do crânio e lesões gravíssimas", detalhou ao jornal.
Essas feridas foram confirmadas nas últimas horas na autópsia preliminar à qual o Clarín também teve acesso. Segundo esse primeiro relatório, Payne faleceu em decorrência de "politraumatismos" e devido a uma "hemorragia interna e externa".
Embora tenha morrido na queda, a perícia ainda aguarda o resultado dos exame toxicológicos, que devem informar se ele havia ingerido álcool ou drogas.
Quarto destruído
Imagens do estado da Suíte Deluxe do exclusivo hotel no bairro Palermo mostram o tamanho da destruição que os policiais encontraram. Nas fotos divulgadas, é possível ver o televisor do quarto com a tela trincada. Aparentemente, algo foi jogado contra o aparelho.
Outra fotografia, obtida pelo Clarín, mostrou a escrivaninha do quarto, com um frasco de sabonete Dove, fósforos, restos de vela, papel alumínio e um pó espalhado. Também é possível ver um isqueiro e a parte superior de uma lata de refrigerante com o metal queimado.
Mais restos de vela e papel alumínio foram encontrados pela polícia na banheira da suíte ocupada por Payne.
Última aparição
Um vídeo que mostraria a última aparição de Liam Payne vivo foi publicado no TikTok. Payne atende fãs que estavam na porta do hotel. Ele está com uma camiseta regata branca e conversa tranquilamente com as pessoas. O artista também tirou fotos e deu abraço nos fãs.
O artista também fez uma publicação na rede social Snapchat menos de uma hora antes de morrer. A imagem mostrava Payne numa sala de jantar, com a legenda "Ótimo dia em Buenos Aires".
Fãs prestam homenagem na porta do hotel
Centenas de fãs se reuniram em frente ao hotel CasaSur para lamentar a morte de Liam Payne. No local, os fãs montaram uma vigília improvisada ao cantor, com velas e flores.
Em meio às lágrimas, o grupo cantou músicas e fez um minuto de silêncio em homenagem ao artista. Alguns torcedores participaram da vigília, já que Liam teve uma passagem pelo futebol. Em 2022, ele foi capitão da seleção da Inglaterra em um jogo beneficente.
Viagem à Argentina
Payne viajou para a Argentina para acompanhar show de Niall Horan, ex-colega de banda, no início do mês. Ele foi ao país acompanhado da namorada, a modelo Kate Cassidy. Inicialmente, o artista só ficaria em Buenos Aires por cinco dias, mas acabou estendendo a viagem por mais duas semanas.
Cassidy retornou para Miami, nos Estados Unidos, poucos dias antes da morte de Payne.