Dinamarca relata invasão de novos drones desconhecidos perto de bases militares
Também nesta semana, o Aeroporto de Copenhague foi fechado por horas após drones de grande porte invadirem seu espaço aéreo

SBT News
com informações da Reuters
As Forças Armadas da Dinamarca confirmaram, neste sábado (27), a presença de drones não identificados sobrevoando áreas militares do país durante a noite. O episódio ocorre após uma série de incursões semelhantes registradas ao longo da semana em aeroportos e infraestruturas críticas.
Segundo um porta-voz da Defesa dinamarquesa, "drones foram observados em vários locais da Defesa dinamarquesa na noite passada. Diversas capacidades foram implantadas". No entanto, os militares não detalharam os pontos exatos dos avistamentos.
+ Atividade suspeita de drones volta a interromper voos em aeroporto na Dinamarca
A polícia local informou que registrou drones próximos à base aérea de Karup, no oeste da Dinamarca. Autoridades da Noruega anunciaram também neste sábado a investigação de possíveis drones avistados nos arredores da base aérea de Oerland, no centro do país, a principal base dos caças F-35 da Noruega.
"Os guardas da base fizeram várias observações fora do perímetro da base na manhã de sábado", declarou um porta-voz militar.
+ OTAN anuncia operação no leste europeu para se defender de drones da Rússia
Na última segunda-feira (22), o Aeroporto de Copenhague, o mais movimentado da região nórdica, chegou a ser fechado por várias horas devido à presença de drones de grande porte em seu espaço aéreo. Outros cinco aeroportos menores, civis e militares, também tiveram operações temporariamente suspensas nos dias seguintes.
O governo dinamarquês classificou os episódios como “ataques híbridos”. A Rússia negou envolvimento. A primeira-ministra Mette Frederiksen afirmou, nesta semana, que se trata do “ataque mais sério à infraestrutura crítica dinamarquesa até o momento”.
Alemanha estuda medidas para se defender
Outros países da União Europeia estão sendo alvos de sobrevoos de drones de origem desconhecida. O ministro do Interior da Alemanha, Alexander Dobrindt, disse neste sábado que a ameaça dos drones era "alta" e que o país tomaria medidas para se defender. Isso porque autoridades também estão investigando avistamentos na Alemanha.
"Há uma ameaça que pode ser classificada como alta quando se trata de drones. É uma ameaça abstrata, mas muito concreta em casos individuais", disse Dobrindt à jornalistas em Berlim.
Entre as medidas, a Alemanha buscará revisar uma lei de segurança da aviação para permitir que as forças armadas do país se envolvam para possivelmente abater drones. "Trata-se de estar preparado para que infraestruturas críticas ou grandes aglomerações de pessoas, por exemplo, possam ser protegidas", acrescentou.
+ Otan envia caças à Polônia após drones russos invadirem território do país