Desmoronamento de terra mata nove pessoas e soterra outras 38 na China
Equipes de resgates correm contra o tempo em busca de soterrados que estão em temperaturas congelantes
Um deslizamento de terra que atingiu 47 pessoas matou pelo menos nove, na manhã desta segunda-feira (22), em uma região montanhosa de Yunnan, no sudoeste da China. Foram 18 casas afetadas em meio a temperaturas congelantes e queda de neve, que devem persistir nos próximos três dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Equipes de resgate foram enviadas e retiraram dois corpos dos escombros, segundo a emissora estatal CCTV. Cerca de 500 pessoas foram evacuadas da região. Ainda não há informações sobre a causa do deslizamento.
A chinesa Luo Dongmei, de 35 anos, estava dormindo quando o desmoronamento ocorreu. Ela sobreviveu e foi encaminhada para um prédio escolar que está sendo utilizado como refúgio pelas autoridades locais.
“Eu estava dormindo, mas meu irmão bateu na porta e me acordou. Disseram que houve um deslizamento de terra e que a cama tremia, então correram escada acima e nos acordaram”, disse Luo.
Em dezembro do ano passado, a China registrou um tremor de magnitude 6,2 graus na Escala Richter, sendo o terremoto mais poderoso em nove anos. Pelo menos 149 pessoas foram mortas, mil ficaram feridas e mais de 14 mil casas foram destruídas.
Por conta da chuva ou construções realizadas com pouca segurança, os desabamentos são comuns no país.
No ano passado, ao menos 70 pessoas morreram vítimas dos acidentes; 50 dessas mortes ocorreram em uma mina a céu aberto na região da Mongólia, interior do país.
Segundo a Comissão Nacional para a Redução de Desastres e Ministério de Gestão de Emergências, desastres naturais deixaram 691 pessoas mortas e desaparecidas em 2023.
*Com informações da Associated Press
**Texto atualizado às 9h32