Democratas confirmam Kamala Harris como candidata à Casa Branca
Vice-presidente dos EUA recebeu apoio de 99% dos delegados do partido; nomeação será feita no dia 19 de agosto
Camila Stucaluc
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, garantiu formalmente a indicação à Presidência pelo Partido Democrata na noite de segunda-feira (5). A política, que entrou na corrida eleitoral após a desistência do presidente Joe Biden, em julho, se tornará a primeira mulher negra a liderar uma chapa de um grande partido no país.
+ Eleições nos EUA: Trump aceita debater com Kamala Harris em setembro
A confirmação vem após uma rodada de cinco dias de votação virtual dos delegados democratas. Como foi a única a conquistar votos suficientes para competir pela indicação no partido, Kamala recebeu apoio de 99% dos colegas de sigla.
A nomeação oficial, contudo, deve ocorrer somente na Convenção Nacional Democrata, programada para ocorrer entre 19 e 22 de agosto, em Chicago. Na ocasião, será realizada uma votação cerimonial, estado por estado, no plenário da convenção, seguida de discursos de aceitação de Kamala e de seu futuro vice na chapa.
Desde que recebeu o apoio de Biden para substituí-lo na corrida eleitoral, Kamala deu um novo fôlego à campanha democrata. Apesar de terem a abordagem política, a ela vem se destacando por ser uma candidata mais forte em comparação à Biden, hoje com 81 anos, elevando seu eleitorado, sobretudo entre mulheres e negros.
Em uma das últimas pesquisas eleitorais, realizada pela CBS News, por exemplo, Kamala aparece empatada com o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump na Pensilvânia, em Michigan e no Wisconsin – estados conhecidos como “pêndulos”, ou seja, por serem decisivos nas eleições norte-americanas.
O mesmo estudo ainda apontou que Kamala tem 50% das intenções de voto, ante 49% de Trump. Como a margem de erro do estudo é de 2.1 pontos percentuais, a pesquisa indica um empate técnico entre os candidatos – cenário já visto em levantamentos anteriores.