Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de disparar mísseis de cruzeiro
A tensão entre os dos países aumentou à medida que Kim Jong-un continuou a emitir ameaças de conflito nuclear com os EUA
SBT News
A Coreia do Sul divulgou, neste domingo (28), que a Coreia do Norte voltou a disparar mísseis de um cruzeiro.
Segundo os sul-coreanos, os mísseis foram detectados sobre águas perto do porto norte-coreano de Sinpo, onde a vizinha do Norte tem um estaleiro em que são construídas embarcações navais, incluindo submarinos que disparam mísseis.
Os militares do Sul não forneceram detalhes do lançamento, como o número de mísseis disparados, a distância que voaram e se foram lançados a partir de meios terrestres ou navais.
A tensão entre os dos países aumentou nos últimos meses à medida que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, continuou a emitir ameaças de conflito nuclear com os Estados Unidos e os seus aliados asiáticos. Além disso, Pyongyang também trabalha no desenvolvimento de novas armas. Em resposta, os EUA, a Coreia do Sul e o Japão estão expandindo os exercícios militares, que Kim retrata como ensaios de invasão.
+ Americanos morrem na Jordânia após ataque atribuído a grupo apoiado pelo Irã
Na quarta-feira (24), a Coreia do Norte já tinha lançado mísseis de cruzeiro na direção do Mar Amarelo, a oeste da península coreana. Os norte-coreanos alegaram se tratar de novos foguetes estratégicos — os Pulhwasal-3-31, que teriam capacidade nuclear.
Em comunicado divulgado na quinta-feira (25), a país norte-coreano, por meio de sua agência estatal, a KCNA, disse que o teste fazia parte de "um processo de atualização constante no sistema de armas e de uma atividade regular e obrigatória". A agência acrescenta que o "teste de disparo não teve qualquer impacto na segurança dos países vizinhos, nem estava relacionado com a situação regional".
*Com informações da Associated Press