COP30: secretário-geral da ONU acolhe pedidos para esclarecer transição energética
Conferência climática das Nações Unidas termina nesta sexta (21); rascunho de carta final traz recomendações para acelerar ações contra aquecimento do planeta
SBT News
com informações da Reuters
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse aos países representados na cúpula climática COP30, em Belém, que acolhe os apelos por garantias de que um acordo esclareça a transição de combustíveis fósseis para matrizes energéticas mais limpas.
"Eu saúdo os apelos por um mecanismo de transição justa e a crescente coalizão que pede clareza sobre a transição para longe dos combustíveis fósseis", disse ele em uma coletiva de imprensa na cúpula.
+ COP30: Alemanha anuncia aporte de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre
A COP30 termina nesta sexta (21), na capital paraense. O rascunho da carta final do evento reúne uma série de recomendações para acelerar a ação climática global e tentar limitar o aquecimento do planeta a 1,5° C. O texto reforça que a meta do Acordo de Paris permanece "viva", mas exige esforços e mecanismos de implementação, principalmente em relação a combustíveis fósseis.
O texto reforça que limitar o aquecimento a 1,5° C depende de novo pacto global baseado em equidade. Em especial, destaca que países historicamente responsáveis pelas emissões precisam aumentar suas metas e prover recursos financeiros acessíveis e adequados.
A ampliação do financiamento climático é tratada como prioridade, incluindo mecanismos para adaptação, mitigação, perdas e danos, e apoio a iniciativas locais lideradas por povos indígenas e comunidades tradicionais. O rascunho indica que "sem financiamento previsível e suficiente, não há como tornar viável a transição que o planeta exige".









