COP29: Geraldo Alckmin se encontra com secretário-geral da ONU, António Guterres
Chefe da delegação brasileira, vice-presidente também discursou no evento e apresentou nova meta climática do país
SBT News
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se encontrou com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta terça-feira (12), durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), em Baku, no Azerbaijão.
Além dele, estavam presentes a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli. A delegação, que também inclui a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou no país para acompanhar a cerimônia de abertura da Cúpula de Líderes Mundiais, na qual Alckmin, chefe da delegação brasileira, discursou.
+ COP29 começa com foco no financiamento climático
O vice-presidente reforçou o papel do Brasil como liderança climática e anunciou a nova meta do país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2035. A medida já havia sido anunciada pelo governo federal, que aumentou de 59% para 67% a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).
"Ambiciosa certamente, mas também factível", afirmou Alckmin em seu discurso. "Para isso, entretanto, precisaremos juntos assegurar as condições e meios de implementação adequados. Nossa NDC é muito mais que simplesmente uma meta, ela reflete a visão de um país que se volta para o futuro e que está determinado em ser protagonista da nova economia global, com energias renováveis, combate a desigualdade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável", completou.
+ Evento anterior ao G20 terá influenciador Felipe Neto e Galípolo, futuro presidente do BC
Neste ano, uma das principais metas da COP é chegar a um acordo de financiamento climático. A ideia é desbloquear os trilhões de dólares prometidos pelos países desenvolvidos para garantir que nações em desenvolvimento tenham medidas climáticas mais eficazes.
Tais medidas incluem a redução da queima de combustíveis fósseis e a capacitação de energia renovável para impulsionar a transição energética.