Como funciona o conclave? Veja detalhes e previsão de horário da votação para novo papa
Eleição do sucessor de Francisco começa nesta quarta-feira (7) na Capela Sistina; 133 cardeais participam da escolha

SBT News
O conclave para eleger o próximo papa começa nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, localizada no Vaticano. A votação secreta que escolherá o sucessor de Francisco conta com a participação de 133 cardeais, todos com menos de 80 anos, de 70 países.
Todos os cardeais eleitores se dirigem para a residência oficial do papa, em Santa Marta, onde permanecerão hospedados em total isolamento, sem contato com o mundo exterior e em oração durante todo o período. Eles também fazem um juramento de sigilo.
A eleição papal
A escolha do novo líder da Igreja Católica acontece por votação secreta, na qual cada cardeal escreve o nome do candidato de sua preferência. Para o novo papa ser eleito, um dos participantes precisa alcançar dois terços dos votos, o que significa consenso e a fumaça branca é liberada.
As votações acontecem quatro vezes ao dia, sendo duas pela manhã e duas à tarde. Caso, após vários dias, não houver uma escolha consensual, os cardeais fazem uma pausa para novas orações e discussões. O ciclo pode se repetir até que um novo pontífice seja eleito ou até a sétima rodada. Se o impasse continuar, por sete vezes, o processo segue para uma disputa entre os dois cardeais mais votados.
+ Vaticano: Confira a lista de favoritos para substituir o Papa Francisco
A fumaça
A eleição do papa é anunciada visualmente por meio da fumaça que sai de uma chaminé instalada na Capela Sistina. A fumaça fica preta enquanto as votações estão acontecendo e ainda não há consenso. Os sinais de fumaça para cada votação costumam ser emitidos às 5h30, 7h, 12h30 e 14h do horário de Brasília.
Quando a fumaça fica branca, significa que o novo papa foi escolhido, e os fiéis aguardam pela primeira aparição do eleito na sacada da Basílica de São Pedro.
Cronograma
Quarta-feira (7):
- 11h30 – Entrada na Capela Sistina, realização dos juramentos, discurso seguido de abertura para possíveis perguntas e início da votação
- 14h – Horário previsto para que primeira fumaça saia da chaminé instalada na Capela Sistina
Quinta-feira (8):
- 5h30 – Fim da primeira votação; só haverá fumaça se o papa for eleito
- 7h00 – Fim da segunda votação, caso não haja consenso, a fumaça preta sairá da chaminé
- 12h30 – Fim da terceira votação, só haverá fumaça se o papa for eleito
- 14h00 – Fim de mais uma votação, caso não haja consenso, a fumaça preta sairá da chaminé