Publicidade
Mundo

Com homenagem de Biden, funeral de Jimmy Carter chega ao último dia nos EUA

Ex-presidente será velado na Catedral Nacional de Washington e na Igreja Batista Maranatha; ele será enterrado ao lado da esposa

Imagem da noticia Com homenagem de Biden, funeral de Jimmy Carter chega ao último dia nos EUA
Jimmy Carter era considerado o presidente vivo mais velho da história dos EUA | Flickr
Publicidade

Chegou ao último dia o funeral de estado do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. O corpo do político será velado nesta quinta-feira (9) na Catedral Nacional de Washington e na Igreja Batista Maranatha para, posteriormente, ser enterrado. Antes, será homenageado pelo presidente Joe Biden e outras autoridades.

Carter morreu no dia 29 de dezembro de 2024, aos 100 anos. Ele atuou como presidente entre 1977 e 1981, em um governo que, ao mesmo tempo que marcou avanços nas relações diplomáticas, enfrentou uma forte crise econômica.

Após deixar a Casa Branca, o político manteve uma atuação ativa por meio da Fundação Carter, criada em 1982, dedicando-se a causas humanitárias e a missões diplomáticas em diversos países. Em 2002, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em prol dos direitos humanos e da resolução pacífica de conflitos.

A decisão de Carter ter um funeral de estado foi de Biden. O evento fúnebre teve início no dia 4 de janeiro, na Geórgia – cidade natal do ex-presidente – e contou com a presença de familiares. Coberto pela bandeira dos Estados Unidos, o caixão passou por pontos na cidade, incluindo o Capitólio Estadual da Geórgia e o Centro Presidencial Carter.

Carter será homenageado por Biden e outras autoridades na Catedral Nacional de Washington. Um segundo funeral será realizado apenas para familiares na Igreja Batista Maranatha, na Geórgia, onde o ex-presidente lecionou na Escola Dominical antes de desenvolver problemas de saúde. Ele será enterrado ao lado de sua esposa.

+ Incêndios em Los Angeles: Biden decreta desastre na região; cinco já morreram

"Carter era um homem de grande caráter e coragem, esperança e otimismo. Com sua compaixão e clareza moral, ele trabalhou para erradicar doenças, forjar a paz, promover direitos civis e direitos humanos, promover eleições livres e justas, abrigar os desabrigados e sempre defender os menos favorecidos entre nós”, disse Biden.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade