Mundo

Cineasta brasileira presa por imigração dos EUA é liberada

Bárbara Marques estava sob custódia do serviço norte-americano desde setembro; soltura foi anunciada pelo marido

Imagem da noticia Cineasta brasileira presa por imigração dos EUA é liberada
Bárbara Marques é uma cineasta, diretora, produtora e atriz brasileira | Reprodução/redes sociais
Publicidade

A cineasta Bárbara Marques, que havia sido detida em setembro pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), foi libertada nesta sexta-feira (17). A informação foi divulgada pelo marido da brasileira, Tucker May, que publicou uma foto abraçando a companheira.

"Estou muito feliz em dizer que Bárbara está de volta para casa. Agradecemos a todos que nos ofereceram palavras gentis, nos mantiveram em seus pensamentos ou nos ajudaram com nossas campanhas para garantir que tivéssemos o devido processo legal que todos merecem. Amamos todos vocês", escreveu May.

A publicação foi compartilhada por Bárbara, que, assim como o marido, que é norte-americano, não deu detalhes sobre como ocorreu a liberação.

Confira o post no Instagram: https://www.instagram.com/p/DP5TmsjERrD/

Bárbara havia sido detida pelo ICE no dia 16 de setembro, em Los Angeles, durante uma reunião para obtenção do green card — documento que concede a um estrangeiro o direito de viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos. A detenção estaria ligada a uma audiência de imigração de 2019, da qual Bárbara não teria sido notificada.

No final de setembro, o Ministério da Cultura manifestou solidariedade à cineasta, dizendo que acompanhava o caso “com indignação”. “Bárbara se apresentou voluntariamente à audiência de imigração. No entanto, foi surpreendida com uma ordem de detenção e conduzida algemada. O Ministério da Cultura se solidariza com a cineasta e espera que as autoridades norte-americanas esclareçam o ocorrido”, disse a pasta, à época.

Quem é Bárbara Marques?

Bárbara Marques é uma cineasta, diretora, produtora e atriz brasileira, natural de Vitória (ES), que atualmente mora em Los Angeles. Reconhecida por seus curtas-metragens e documentários, ela é conhecida por abordar temas sociais, que dão visibilidade a narrativas periféricas e femininas.

Entre 2011 e 2015, Bárbara cursou Cinema na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, trabalhando também com televisão e produção de curtas-metragens. Teve experiências internacionais, incluindo trabalhos em Luanda, Angola, colaborando com produções locais.

Em 2018, decidiu se mudar para Los Angeles, onde sua carreira como diretora ganhou impulso. Em 2019, dirigiu o curta Cartaxo, que destacou a atriz Marcelia Cartaxo em Hollywood.

+ Los Angeles declara estado de emergência devido às batidas do ICE

Entre os principais trabalhos de Bárbara estão os curtas “Amor”, de 2018, e “Pretas”, lançado no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, no The Culver Theater, em 2023. Outro destaque é “Belong”, primeiro documentário de longa-metragem feito por Bárbara, atualmente em produção.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade